02 de julho, de 2024 | 15:11

Timóteo inicia aplicação de metodologia de atração de investimentos

Fernanda Pereira/Divulgação
Iniciativa foi lançada pelo Sebrae Minas para ajudar os municípios na jornada de atrair novos negóciosIniciativa foi lançada pelo Sebrae Minas para ajudar os municípios na jornada de atrair novos negócios

Fomentar investimentos para o município, fortalecer as empresas, aumentar a competividade e gerar emprego são desafios comuns aos gestores públicos. Para ajudar os municípios na jornada de atração, negociação e recepção de novos negócios, o Sebrae Minas lançou uma metodologia de capacitação de equipes municipais para atuar na atração de investimentos. O projeto piloto está sendo implantado em Timóteo, no Vale do Aço.

A metodologia, conforme o Sebrae, visa tornar a prefeitura protagonista de todo o processo e será executada junto aos servidores municipais indicados, a fim de capacitá-los para fazer uma avaliação situacional do município em relação à atração de investimentos, fornecer subsídios ao gestor municipal sobre as estratégias a serem adotadas, identificar e negociar com novas empresas – tanto locais quanto externas – e conduzir o processo de implementação, expansão e operação de novos empreendimentos.

O gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas, Rogério Corgosinho, destaca que uma prefeitura bem preparada pode impulsionar o processo de atração de investimentos no município a partir de uma postura ativa para a promoção da melhoria do ambiente de negócios. “Ao atrair uma empresa para a cidade, toda a cadeia produtiva de suporte é fomentada, inclusive as micro e pequenas empresas locais e aquelas que surgem para preencher uma nova demanda de serviços”, pontua.

Metodologia
A abordagem metodológica de capacitação do Sebrae Minas está dividida em cinco módulos. Após a consolidação dos pilotos em 2024, a iniciativa será disseminada por todo o estado, contribuindo para a competitividade dos municípios e, por consequência, de Minas Gerais.

Os módulos consistem em: Levantamento, organização, análise e apresentação de dados; Prospecção de empresas; Negociação; Implantação; e
Operação.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário