
28 de junho, de 2024 | 16:28
Vale do Aço conta agora com um novo e moderno Posto Médico Legal
Cerca de 2,8 milhões foram gastos na construção do PML (EX-IML), que conta agora com melhor estrutura
Wellington Fred
PML agora funciona em uma nova e moderna edificação situada na avenida Londrina, entre os municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso

Funcionando por décadas anexo ao Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga, o Instituto Médico-Legal (IML) foi desativado e agora passa a funcionar em uma nova e moderna edificação situada na avenida Londrina, entre os municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso. O agora Posto Médico Legal (PML) foi inaugurado no fim da manhã desta sexta-feira (28) em uma concorrida solenidade.
A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada Letícia Baptista Gamboge Reis, participou da inauguração do novo PML, que segundo ela, é o primeiro no interior do estado a contar com Flash Cam, equipamento de raios X que possibilita escanear o corpo e facilitar o exame de necropsia. É de fundamental importância a inauguração do Posto Médico Legal em Ipatinga, porque ele visa atender 16 municípios que compõem a área da delegacia regional, com atendimento mais qualificado, melhores condições de trabalho para os servidores da Polícia Civil, um melhor atendimento para toda a população”, comentou Letícia.
Além da chefe da Polícia Civil, participaram do evento os prefeitos Gustavo Nunes (PL), de Ipatinga, e de Santana do Paraíso, Bruno Morato (Avante), o que ressalta a parceria para a ampliação da via de acesso entre os bairros Veneza II (Ipatinga) e Cidade Nova (Paraíso). É uma colaboração mútua. Nós também conseguimos fazer, antes de dar início à execução dessa obra (PML), duplicar aqui essa via, que era uma demanda muito antiga da cidade, dos moradores aqui dessa região”, disse Gustavo.
O PML possui salas mais reservadas para os exames de Auto Corpo Delito (ACD) que, segundo Gilmaro Alves Ferreira, delegado chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, são responsáveis por 80% de todos os procedimentos realizados em uma unidade de Medicina Legal. É um local amplo, de um acesso facilitado para a população. Muitas das vezes, o entendimento é de que a perícia é apenas em pessoas mortas, quando na verdade não é. Boa parte das perícias, mais de 80%, são realizadas em pessoas vivas”, revelou Gilmaro.
Estrutura
Wellington Fred
Estrutura nova e moderna visa atender 16 municípios que compõem a área da delegacia regional

O PML conta, além do Flash Cam, com uma sala de necropsia com capacidade para três corpos serem dispostos para serem necropsiados, climatizada, nova geladeira para a preservação dos cadáveres e tratamento especial para os resíduos biológicos gerados nos exames.
A unidade é responsável por atendimento de 16 municípios da região, área de abrangência da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, chefiada pela delegada Talita Martins Soares. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 2,8 milhões na obra, grande parte de verba parlamentar destinada para a construção.
O antigo IML, a ser desativado, funcionou na entrada do Cemitério Parque Senhora da Paz desde a década de 1980, onde devido à precariedade das instalações, chegou a ser discutida a sua interdição. Porém, os corpos encontrados em decomposição continuarão, por enquanto, a serem levados para um cômodo existente na área do cemitério para serem necropsiados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gato
04 de julho, 2024 | 07:21Vc está preocupado com a mudança do nome e não pesquisou os motivos ,se é um centro avançado de atendimento ,um dos melhores do interior de Mg ,concerteza deixou de ser um núcleo e tornou se um centro avançado de medicina legal,eu diria que o local foi promovido.”
Jota
28 de junho, 2024 | 16:34Qual o sentido em mudar o nome?
Em todos os lugares o nome é Instituto de Medicina Legal. Sempre foi IML...”