
28 de junho, de 2024 | 16:00
Teatro para Bebês está de volta com atrações culturais
A primeiríssima infância ganha destaque nas atividades da segunda edição do projeto Teatro para Bebês”, que entra em cena a partir desta semana no Vale do Aço. Despertar um outro olhar para as experiências, sensações e vivências de bebês de zero a três anos é a proposta do projeto que o DaMa Espaço Cultural realiza por meio de workshops e apresentação de espetáculos”, informa a produção.A primeira edição do projeto foi realizada em 2022. A iniciativa inédita no Vale do Aço foi bem aceita pelo público. Pais, cuidadores, professores, profissionais da saúde, além do público em geral, se encantaram com as possibilidades apresentadas nas atividades realizadas. A segunda edição do Teatro para Bebês é viabilizada com o patrocínio da Usiminas, Valemassa e Pedreira Um Valemix, utilizando os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização do Governo de Minas Gerais e DaMa Espaço Cultural.
De acordo com Daniela Alves, atriz e produtora do projeto, trata-se de uma tendência promovida em grandes centros, como São Paulo, e em alguns países da América do Norte e Europa, na qual as atividades possibilitam descobertas sobre o universo do bebê e suas sensações que refletem o acalento, a segurança, o aconchego e o calor humano. O mundo novo que se vislumbra e, acima de tudo, o grande desejo dos bebês pela descoberta, em experiências sonoras, cores e diferentes aromas que promovem uma experiência magnífica com os pequenos”, destaca.
Workshops
As primeiras atividades da segunda edição começaram nesta semana. Timóteo recebeu o workshop Teatro para Bebês, na quinta-feira (27), promovendo um momento de trocas entre cuidadores e seus pequenos. Facilitando o encontro com musicalidade e propostas de jogos teatrais simples, o workshop propõe uma reflexão coletiva sobre possibilidades de criarmos conexões profundas através da música, da literatura e das artes visuais”, ressalta a produção.
Carregadores ergonômicos, babywearing, sling e canguru entram em cena no workshop de danças circulares que acontece neste sábado (29), no Centro de Memória Usiminas, localizado no bairro Castelo, em Ipatinga. A proposta é que a proximidade dos corpos, as histórias e as músicas sejam estímulos para que os bebês associem o ato de ouvir histórias a momentos de prazer, de relaxamento e de afetividade, desenvolvendo habilidades de escuta, atenção e memória”, reforça a produção. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone: (31) 99350 2345, com Mariana.
Espetáculo
No dia 2 de julho (terça-feira próxima), as creches Primavera, Cachoeirinha e Eva Eulália, em Timóteo, serão palcos do espetáculo Regalos”, onde efeitos sonoros, palavras poéticas e movimentos coreográficos revelam a pureza das descobertas da primeiríssima infância. No elenco, as participações de Daniela Alves, Junio Endrik, Leila Cunha e Mari Antonaci, com direção musical de Júnio Hendrik e direção artística de Claudinei de Souza.
Os quatro elementos da natureza formam a base da pesquisa de cena de Regalos”. A peça tem uma paisagem sonora cuidadosamente pensada para estimular a audição e utiliza instrumentos alternativos como cabaças, chocalho de sementes, tambores oceânicos, apitos, percussão corporal, além de instrumentos tradicionais: violão, tambor e voz. A escolha de materiais de cenário e adereços privilegia texturas naturais como madeira, algodão, pedrinhas e água. Ao final os bebês se surpreendem com bolhas de sabão gigantes e o espetáculo se transforma num convite para uma grande diversão”, descreve a produção.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]