27 de junho, de 2024 | 07:30
Maioria das vias com maior número de acidentes em Ipatinga são consideradas boas
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Neste ano, estatísticas já demonstram o grande número de acidentes ocorridos no município de Ipatinga. Já foram computados 1.798 sinistros de trânsito na cidade. Fato curioso é que a maioria deles ocorreram em vias em boas condições, conforme aponta informações disponíveis no Painel de Acidentes de Trânsito do Governo do Estado.
Os dados foram apurados pela reportagem do Diário do Aço por meio dessa ferramenta de autoria do Governo de Minas junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Ela foi elaborada pelo Observatório de Segurança Pública, tendo como fonte registros de Eventos de Defesa Social (Reds), extraídos por meio da Base Integrada de Segurança Pública (BISP). É o painel que aponta que as vias são consideradas boas para o tráfego.
Tanto registros da Polícia Militar quanto da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros constam no painel. Eles abrangem casos do estado inteiro, exceto de boletins feitos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os locais que apresentam maior número de acidentes na cidade consistem na rodovia BR-381 (121), avenida Selim José de Sales (81) e avenida Pedro Linhares Gomes (73).
A BR-381, por exemplo, uma das vias com maior número de acidentes, não só em Ipatinga, mas em outras cidades, registrou na tarde de quarta-feira (26) mais uma ocorrência, e desta vez fatal. O Diário do Aço noticiou a colisão frontal entre uma motocicleta e uma picape Strada na rodovia, no trecho próximo ao acesso ao bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso. O sinistro fez com que o mototaxista Marcelo Rodrigues Miranda, de 36 anos, não resistisse aos ferimentos e fosse a óbito durante atendimento médico no Hospital Márcio Cunha.
Condições da vida
De acordo com as informações disponíveis no painel de monitoramento, em Ipatinga, a maior parte dos sinistros ocorrem em vias consideradas boas. Essa maior parte representa 28,34% do total de acidentes.
Já as outras condições são distribuídas da seguinte forma: não informado (1,00%); ondulada (0,33%); sulcos horizontais (0,22%); material na pista (0,17%); rachadura (0,11%); buracos (0,06%).
Tipos de via
A maioria dos registros com relação aos tipos de vias em que ocorrem os acidentes em Ipatinga aponta que a via não foi informada (69,80%). No entanto, apesar disso, é a pista simples que pode ser considerada líder da quantidade de acidentes, com 17,85% de registros.
Já a pista dupla apresenta um percentual de 10,40%. Enquanto isso, no município, a pista múltipla é a que demonstra um menor número de casos de sinistros, com somente 2,35%.
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Oliveira
28 de junho, 2024 | 06:36Fico impressionado por alguem querer criar onda verde em Ipatinga. O problema não são as vias e sim a falta de respeito ao próximo. Porém, ele não tem razão para isso e muito menos argumento.”
Bom
27 de junho, 2024 | 21:13O problema está na mente e coração ruim de quem opera suas máquinas.”
Rodrigo
27 de junho, 2024 | 19:14Fico impressionado com tamanha ignorância de certos comentários.Um diz que trabalha no trânsito desde 80. Naquela época as carroças competiam com os carros.Outros dizendo que falta policiamento e fiscalização. A PM está nas ruas e avenidas todos os dias. Agora, não se esqueçam de um detalhe. Qual rua ou avenida foi duplicada ou teve criada uma nova rua em Ipatinga? Vcs não percebem que as ruas e avenidas continuam as mesmas deve ter mais de 30 anos . O que falta mesmo são ideias vindas daquele prédio que abriga um monte de cone quietos. Porque não criar ondas verdes na cidade? Será que é tão difícil??”
Marley
27 de junho, 2024 | 12:48Na reportagem faltou escrever que não temos é um policiamento e fiscalização com certa frequência . Só isso .
Os acidentes são por imprudência , falta de respeito , desobediência as leis de trânsito e o pior de todas , a ignorância da maioria dos motoristas .
Mas vamos em frente .!”
Zeze
27 de junho, 2024 | 11:34A maior parte dos acidentes nas vias de Ipatinga e vale do aço são devido a imprudência, impericia e pressa dos motoristas e motociclistas. Eu já trânsito por essas estrada, ruas e avenidas desde 1980, até bem pouco tempo se podia sair de casa pouco antes de eventos marcados, mas de uns 10 anos pra cá não dá pra sair quase em cima do horário pois o número de veículos aqui aumentou em demasia, e eu evito marcar qq tipo de eventos em horário de pico no trânsito pois o risco aumenta e muito. Quanto as estradas ou pavimentação ser boa, discordo pois trecho do bairro Horto só centro e do centro ao Horto a via da direita tem um piso mui6irregular com buracos e emendas muito mal feitas.”
Antonio
27 de junho, 2024 | 11:09A culpa pelos acidentes não é da via, nem dos postes, nem das árvores , a culpa é de quem trafega, não respeitam as leis de transito.”
Torrada
27 de junho, 2024 | 10:37Excesso de velocidade é o que mas mata no trânsito e outra o tal do celular ao volante mata mais que 8 excesso de velocidade acho que todo condutor que fosse pego ao telefone com veículo em movimento deveria receber uma multa de no mínimo 1.800 reais o melhor corretivo e quando dói no bolso aí sujeito aprende rápido.”
Sincero
27 de junho, 2024 | 09:55O problema não é a via. O problema é a falta de educação, de habilidade, de empatia, de amor ao próximo, etc. Por outro lado a lei protege essas pessoas. Acidente de trânsito só é considerado crime se o motorista tiver ingerido bebida alcoólica. Enquanto isso assistimos homicídios motorizados e ninguém é punido. Ontem aconteceu um exemplo claro na BR381, próximo à entrada do bairro Águas Claras. Que Deus nos proteja!”
Joanas
27 de junho, 2024 | 07:41Falta de fiscalizar. imprudencia . motorista que nao respeita as leis de transito.”