USIMINAS TRAINEE 02 - 728X90

22 de junho, de 2024 | 12:00

Seja um líder que sabe escutar

Leonardo Chucrute *


Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores. Se pararmos para pensar, cerca de 90% das vezes que alguém traz um problema, que muitas vezes como líderes não estamos enxergando, trazem também uma solução.

É essencial que os líderes estejam dispostos a ouvir atentamente e valorizar as contribuições de suas equipes. Gosto sempre de lembrar que temos dois ouvidos e uma boca. Logo, devemos escutar mais.

A abordagem de escutar atentamente, olhar nos olhos e demonstrar interesse genuíno, não apenas fortalece o relacionamento do seu time, mas também abre espaço para o desenvolvimento de soluções colaborativas.
“Gosto sempre de lembrar que temos dois ouvidos e uma boca. Logo, devemos escutar mais”


A prática de dar voz às pessoas e incentivar a participação ativa na resolução de problemas é fundamental para criar um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e engajados. Ao reconhecer o potencial das equipes para contribuir com soluções, os líderes podem aproveitar ao máximo o talento e a criatividade de cada membro da equipe.

A escuta cria um sentimento de pertencimento daquele colaborador. Com isso, ele também se sente valorizado. É preciso aprender a filtrar o que escuta e incorporar boas ideias ao seu negócio.

Assim, você e seu empreendimento só tendem a crescer. Tenha sempre essa perspectiva tão valiosa sobre ouvir atentamente e envolva as pessoas na busca por soluções.

(*) Gestor em Educação e CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário