CEMIG 728X90 PIX

18 de junho, de 2024 | 13:00

O banho interior

Paulo Hayashi Jr *


Há situações que nos desanimam e nos levam para baixo. Uma conversa menos digna, um comentário maldoso, uma observação imprópria. Há indivíduos e indivíduos e muitos preferem à estagnação pessoal do que a mudança que oferece a constatação dos equívocos pessoais e das decisões passadas menos dignas. Mais do que progredir, eles preferem não dar o braço a torcer. Infelizmente o orgulho e a vaidade ferida representam, para muitos, pior castigo e prisão possível.

Para o discípulo de Jesus Cristo é essencial aprender a perdoar, a ter paciência e amar as pessoas e o trabalho que dignifica. Apesar de o mundo ser repleto de livre arbítrio, também é de responsabilidades e merecimentos. Cada decisão representa assumir a colheita futura, tal como mecanismo de constatação do progresso das ações humanas. Caso contrário, não haveria incentivos à maturidade e as escolhas levianas ou impensadas não gerariam resultados.

Escolhas e consequências são os mecanismos da lei da ação e reação que perpassa toda a existência humana. O ato de obrar é um apostolado por si só e cabe a cada um dignificá-lo de modo a pavimentar a sua avenida de ascensão. Mais do que aleatoriedades e acasos, a maturidade para saber de seu papel e responsabilidade em sua própria felicidade e progresso. Banhar-se interiormente com a fé e a esperança para suportar e superar as dificuldades exteriores significa mais do que meras aparências. Pelas lágrimas, pelo amor e pelo trabalho transmutamos a nossa carne para à luz de Deus.

Paulo Hayashi Jr. - Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário