15 de junho, de 2024 | 08:30

Dnit fará desobstrução de trecho da BR-381 na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Júlio de Paula
O trabalho ainda não se trata de retirada de famílias O trabalho ainda não se trata de retirada de famílias

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve iniciar, na próxima segunda-feira (17), o processo de desocupação da faixa de domínio da BR-381, entre o trevo de Santa Luzia e a ponte sobre o Rio das Velhas. A informação foi repassada pelo chefe da unidade da autarquia em Contagem, Alexandre Oliveira, ao Movimento Pró-Vidas BR-381.

Segundo repassado ao Diário do Aço por Clésio Gonçalves, líder do movimento, a ideia é desocupar a faixa de domínio e promover um ordenamento nos acessos de entrada e saída da rodovia. "O serviço irá diminuir o atrito lateral entre quem se desloca pelo corredor e os veículos que entram e saem em qualquer ponto, estacionam no acostamento, param próximo à pista. Após as intervenções, haverá maior fluidez ao tráfego e redução do tempo de fila na chegada da capital pela BR-381", explicou.

Ainda conforme o movimento, o trabalho consiste em limpar o trecho, sinalizar o eixo e zebrar o acostamento. O objetivo é reduzir ao máximo o atrito lateral ocasionado pelas interferências operacionais neste segmento.

Obras no trecho
Em 2023 o movimento solicitou ao superintendente do Dnit em Minas Gerais, Antônio Gabriel, a possibilidade de construção de uma terceira faixa no local. A intervenção, porém, depende de autorização da autarquia em Brasília.
Após a realização de estudos solicitados pelo ministro Renan Filho ao diretor Geral do Dnit, foi determinado que o referido trecho (lote 8A e 8B) seria assumido pela União e retirado do projeto de concessão da BR-381, conforme detalhou a liderança do Movimento Pró-Vidas.

"Como as obras demoram, já estava em nossa proposta agendar nova reunião com o superintendente do Dnit em Minas Gerais, para avaliar algumas ações paliativas para amenizar os transtornos de forma mais rápida. Esta ação já é um avanço em nosso objetivo, e estamos satisfeitos com a equipe do Dnit por esta iniciativa", pontuou Clésio Gonçalves.

Duplicação da rodovia
Em maio deste ano, o Ministério dos Transportes, por meio do Dnit, publicou o edital para contratação de projeto de engenharia e início da execução das obras de duplicação, restauração e melhoramentos na rodovia BR-381, lote 8A e 8B, no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, na Região Metropolitana (RMBH). A previsão de investimentos é de R$ 399,7 milhões.

O governo federal também aprovou, no mês passado, a publicação do edital de concessão de 303,4 quilômetros (km) da BR-381, em Minas Gerais, que liga Belo Horizonte e Governador Valadares. Com previsão de mais de R$ 9 bilhões em investimentos, o leilão da concessão está agendado para 29 de agosto.
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Comentários

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Roseli Alves Pinheiro

17 de junho, 2024 | 11:46

“Eu só acredito vendo, estou aquardando a anos ser indenizado,”

Luiz Lopes de Souza

16 de junho, 2024 | 20:27

“Vejo que agora esta obra sai, porque o que estava travando as obras era este trecho de BH a Caeté, porque nenhuma concessionária queria arrematar o leilão , por causa das desapropriação, e o governo assumindo o trecho , a parte jurídica é rápida .”

Renato Tadeu Isidoro

16 de junho, 2024 | 13:53

“Otimas noticias. Sábado passado o foi o "Caos do Caos" e isso se arrasta tem mais de 45 anos. A saìda de BH p Vitória tem vários trechos de AFUNILAMENTO. Varios faixas de acostamento PODEM se TRANSFORMAR em segunda pista, EM ALGUNS PONTOS BASTA uma MUDANÇA DE PINTURA NO SOLO, transformando o acostamento em SEGUNDA FAIXA!
Em alguns pontos ....uma maquina Patrol para alargar os espaços....em alguns pontos peguenas DESAPROPRIAÇOES de barracos ao longo da BR-381.....etc...etc...etc....Boa vontade!!!
Foco!!! Inteligência de tráfego tipo muitas soluções da BHTRANS...
Mudanças relativamente simples para tirar o apelido da BR-381 como Rodovia da Morte, o que tem sido para nós MUITO TRISTE!
Forte abraço!!! Se quiserem CONTAR COM MINHA AJUDA, COLABORAÇÃO OU ALGO PARECIDO ESTOU À DISPOSIÇÃO!
RENATO TADEU ISIDORO
31 98865-3496”

Jose Dimas Vilerio Nunes

16 de junho, 2024 | 11:40

“Eu só acredito vendo,o trecho da rodovia da morte mais perigoso está no trecho entre Santa luzia e Caeté,.
Nenhum governo até o momento teve sensibilidade e competência para resolver este GAP,só falácias em tempos de eleições e nada de ação.
Pago pra ver.”

Josué Vieira de Andrade

16 de junho, 2024 | 08:39

“Deveria construir passarelas no trecho entre a ponte do Rio das Velhas e o Borba Gato com cercamento na faixa central da rodovia para evitar que os veículos parem para travessia de pedestres. A retomada de veículos pesados é muito lenta o que provoca lentidão no trânsito.”

Francisco Assis de Souza.

16 de junho, 2024 | 07:52

“Espero sentado .”

Roberto José de Assunção

15 de junho, 2024 | 19:26

“Isto é mais uma lorota de eleição. Depois de novembro, este assunto fica esquecido. So volta a ser lembrado, na próxima eleição.”

Erivaldo G Costa

15 de junho, 2024 | 17:58

“Essa obra reve início em 2013 e está muito atrasada, até agora foi entregue no máximo 30%, boa parte com erros de execução, que estão praticamente intransitáveis.”

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