15 de junho, de 2024 | 07:00

História preservada na calçada famosa do Clube da Esquina

Divulgação
Ponto onde nasceu o movimento musical recebe muitos turistas e estudantes de várias partes do país e do exteriorPonto onde nasceu o movimento musical recebe muitos turistas e estudantes de várias partes do país e do exterior
O movimento Clube da Esquina é tão importante para o acervo cultural de Minas Gerais, quanto o ponto de encontro que deu origem a essa parte da história da música, em Belo Horizonte. Preocupados com o resgate e a preservação dessa importante historiografia do Bairro de Santa Tereza, os arquitetos Chico Casarões e Bruna de Sá iniciaram um projeto de revitalização da calçada.

A histórica calçada onde os músicos faziam seus encontros ainda continua sendo palco de muitos encontros. Dessa vez, não são os músicos, como Milton Nascimento, Lô Borges e outros, que se sentavam no chão da calçada das ruas Paraisópolis com Uberlândia, que vão reviver o passado, mas os inúmeros visitantes de vários pontos do Brasil e até do exterior. Todos querem sentir a atmosfera de inspirações que ganharam o mundo em forma de música por intermédio do Clube da Esquina.

De acordo com os arquitetos, os diversos ocupantes de ônibus escolares e até turistas que visitam a capital mineira querem conhecer essa parte importante do movimento originado na década de 60. Para eles, nada mais justo do que dar a essas pessoas uma calçada inteiramente nova, com iluminação, banco e sinalização que inclua pessoas. A calçada também abriga uma antiga residência que se transformará na Casa da Esquina, funcionando como cultworking, com a finalidade de ser um espaço de trabalho coletivo, para inspirar outros artistas a empreenderem seus projetos criativos.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário