03 de junho, de 2024 | 16:21

Inaugurada maternidade pública em Coronel Fabriciano

Divulgação
Maternidade Pública Municipal Dra. Maria de Fátima Gomes foi inaugurada nesta segunda-feiraMaternidade Pública Municipal Dra. Maria de Fátima Gomes foi inaugurada nesta segunda-feira

Na manhã desta segunda-feira (3), a administração de Coronel Fabriciano entregou à população a Maternidade Pública Municipal Dra. Maria de Fátima Gomes. O serviço e a equipe multiprofissional já estão a postos para acolher as mães e bebês no parto e pós parto. O serviço de saúde funciona no Hospital Dr. José Maria Morais, que teve uma ala reformada e adaptada e recebeu modernos equipamentos, informou o governo.

Com a inauguração da unidade, os bebês fabricianenses voltarão a nascer em sua cidade natal, com conforto, segurança e atendimento humanizado 100% SUS. O investimento para reabrir o novo equipamento de Saúde pública foi de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município – o valor não inclui o custeio mensal e investimento com a equipe de saúde.

“Agradecemos às cidades de Ipatinga e Timóteo por receber nossas crianças de braços abertos por tantos anos. Mas agora é hora de voltarmos para casa. A partir de hoje, a nossa maternidade está pronta, equipada e funcionando para atender as nossas mães e bebês. Como médico, vi a unidade ser fechada e hoje estou muito feliz por nossa gestão cumprir com a missão de reabrir a maternidade”, resumiu o prefeito Marcos Vinicius.

Estrutura
A maternidade conta com centro obstétrico com três salas para partos, uma sala de cuidados intermediários com três leitos para recém-nascidos (em cuidados intensivos e semi-intensivos), sala de medicação e recepção. Também possui dois quartos com seis leitos para acolher a mãe, bebê e o pai após o parto.

A unidade possui um posto do cartório de registro civil e os bebês fabricianenses já poderão sair da maternidade com a certidão de nascimento nas mãos das mamães.

Divulgação
A nova maternidade atende 100% via SUSA nova maternidade atende 100% via SUS

“Essa gestante já realizava o pré-natal em nossa rede. No entanto, no momento mais importante, que é o parto, ela não sabia para onde ir. Com a Maternidade completamos um ciclo, já que o nosso sistema de saúde é todo integrado, e o médico que vai fazer o parto consegue acessar todo o histórico da paciente. Ou seja, é um serviço que representa um ganho para a saúde, eficiência do sistema de saúde e até para evitar mortalidade infantil”, completou o prefeito.

Homenagem
A solenidade de inauguração foi realizada na capela do Hospital (Capela Nossa Senhora Auxiliadora). A unidade recebeu o nome da médica, Dra. Maria de Fátima Gomes, ginecologista e obstetra que atuou por muitos anos no antigo Hospital Siderúrgica (hoje HJMM) e faleceu em janeiro deste ano.

Muito querida pelos seus colegas de trabalho e pacientes, Maria de Fátima sempre foi lembrada por ser uma profissional sensível e humana, inclusive, realizando partos à noite ou de madrugada. Segundo familiares e amigos presentes na solenidade, certa vez, Fátima mencionou ao seu pai que a maior emoção de sua vida é ver uma criança nascer em suas mãos”.

Presentes na solenidade, Maria da Conceição e Maria Geralda Gomes, se disseram orgulhosas e felizes com a homenagem à irmã. “Estamos muito felizes e orgulhosos em saber que o serviço dela foi reconhecido. Ela sempre mostrava pra gente que estava fazendo o que ela gostava, se realizando. Fátima amava o que fazia. É um presente que a cidade de Fabriciano está nos dando, ao saber que a memória dela está aqui e agora deste tamanho (maternidade).”

Maria de Fátima Gomes era filha de produtores rurais, penúltima de 5 irmãos, nasceu em 1953, no sítio da Conceição, em um distrito de Juiz de Fora. Ingressou na faculdade de medicina em e logo após colar grau, foi aprovada para residência médica em ginecologia e obstetrícia no hospital escola da UFJF em 1978 e 1979 e na sequência obteve o título de especialista em ginecologia. Ela veio para o Vale do Aço em 1980, onde trabalhou em Coronel Fabriciano e em cidades vizinhas.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Eu Eu Mesmo e Irene

04 de junho, 2024 | 07:34

“Ontem estava fazendo caminhada na Av. Francisca Pereira, Belvedere, e vi um monte de sacos pretos nas calçadas. A prefeitura recolhe as folhas das árvores usando plásticos. Ou seja, as folhas que rapidamente se decompoem são colocadas em sacos plásticos que levam cem anos para se decompor. Esse prefeito sorridente na foto não está nem aí para o meio ambiente. Péssimo nesta área.”

Shev

03 de junho, 2024 | 18:50

“" como essa cidade evoluiu com este prefeito! Deve ser feito uma estátua dele e colocar no viaduto novo. Nem em região perto ou que conheço vi alguém com tanto empenho em fazer acontecer.
As gestões passadas devem está chorando... Fizeram o que eles poderiam ter feito se não tivesse escolhido fazer renda pra partido. "

Parabéns Marcus Vinicius bizarro, sempre será lembrado como o homem que mudou coronel Fabriciano.”

Gildázio Garcia Vitor

03 de junho, 2024 | 18:33

“Parabéns à Administração de Coronel Fabriciano pela importante obra! Mas em um país com taxas de natalidade e de fecundidade em queda, expectativa de vida em elevação e um progressivo envelhecimento populacional, é preciso preocupar, também, em construir espaços, não só de saúde, para atender essa população, que é superior a 22 milhões, pouco acima de 10% do total de habitantes.”

Envie seu Comentário