01 de junho, de 2024 | 06:35

Brasileiros procurados internacionais deportados dos EUA chegam a Minas Gerais

A Polícia Federal em Minas Gerais prendeu nessa sexta-feira (31), cinco brasileiros foragidos que desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, de um voo de deportados dos EUA. Todos tinham sentenças expedidas pela Justiça por crimes que vão do tráfico de drogas, passando por homicídios até abuso sexual de criança. Eles fugiram para os Estados Unidos antes de serem presos, foram inseridos na busca da Interpol, localizados, presos e deportados.
Divulgação
Nesta sexta-feira chegou ao aeroporto em Confins, o voo trazendo brasileiros presos em solo estadunidense como criminosos procurados internacionais; um deles tem condenação por abusar da sobrinha dos 6 aos 12 anosNesta sexta-feira chegou ao aeroporto em Confins, o voo trazendo brasileiros presos em solo estadunidense como criminosos procurados internacionais; um deles tem condenação por abusar da sobrinha dos 6 aos 12 anos


Nascido em Divinolândia e hoje com 43 anos, um dos foragidos teve a Difusão Vermelha da Interpol (busca internacional) publicada em 9 de outubro de 2023, em razão de homicídio cometido na cidade de Gonzaga (MG), em 16 de outubro de 2005. Com a ajuda de dois comparsas, o deportado golpeou a vítima com um porrete, o que a levou a óbito. Condenado a 16 anos e 6 meses de prisão pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Virginópolis (MG), o homem encontrava-se escondido nos Estados Unidos desde abril de 2019. Foi localizado pela polícia e preso.

Igualmente alvo do Alerta Vermelho da Interpol publicado em março de 2023, hoje com 47 anos de idade, o segundo fugitivo é natural de Caratinga e ocupava cargo de vereador em Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha. Foi sentenciado a 25 anos de reclusão por tráfico de drogas e posse ilegal de munições calibre 9mm e peças de arma de fogo, pela Vara Única da Comarca de Novo Cruzeiro. Consta no processo que o preso recrutava adolescentes para a venda de drogas naquele Município e constava na lista dos principais procurados do Ministério Público de Minas Gerais. Segundo o MPMG, Valdeci Passos Soares, o Calango, era um dos líderes do narcotráfico na região. Ele, inclusive, conforme as investigações, utilizava-se de veículos oficiais para a prática criminosa. Empenhados em sua localização, policiais militares da Diretoria de Inteligência obtiveram informações de que ele estaria em Utah/EUA. No último primeiro de maio, o foragido foi preso em Salt Lake City por policiais do escritório da ERO (Enforcement and Removal Operations).

O terceiro preso, hoje com 23 anos, nasceu em Governador Valadares e em agosto de 2022, teve seu nome inserido na lista vermelha de procurados internacionais da Interpol a pedido do juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Governador Valadares. Em agosto de 2020, naquele município, o foragido fora flagrado na posse de 2 barras e 50 “buchas” de maconha prontas para serem comercializadas, além de um revólver calibre 38 com munição, delitos pelos quais foi condenado a aproximadamente 4 anos de reclusão. Entretanto, fugiu para os EUA e não cumpriu a pena.

Com 40 anos e natural de Santa Iratema (PR), o quarto preso teve sua Difusão Vermelha publicada em novembro/2023 com base em mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável, exarado pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Paranavaí (PR). Consta no processo que, durante seis anos, entre 2009 e 2015, na cidade de Paranavaí, o capturado praticou diversos atos libidinosos contra a sobrinha. O abuso contra a criança começou quando ela tinha apenas 6 anos e perdurou até seus 12 anos de idade. Pelo crime o homem foi condenado a 15 anos de prisão. Antes de ser encarcerado, fugiu para os EUA.

O quinto preso, com 43 anos de idade, tem mandado de prisão preventiva expedido pelo juízo da 2ª. Vara Criminal de Aracruz (ES), pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra três vítimas.

Todos os cinco foram detidos em solo estadunidense pela ERO/ICE - U.S. Immigration and Customs Enforcement, autoridade de imigração dos EUA, e presos pela Polícia Federal nesta sexta-feira ao desembarcarem no aeroporto em Confins.

Após exame de corpo de delito, dois presos foram conduzidos para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, um para o Presídio Antônio Dutra Ladeira e dois para o Presídio Inspetor José Martinho Drumond onde ficarão à disposição da Justiça. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal/Minas Gerais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Justiça

01 de junho, 2024 | 23:05

“Fernandin vds saiu de Ipatinga pra não ir preso vamos preender essas pessoas tá faltado ele MPMG”

Timotense

01 de junho, 2024 | 09:29

“Tinha que deixar presos por lá mesmo, aqui até o final do ano já vão estar nas ruas”

Pronto Falei

01 de junho, 2024 | 08:39

“Tá explicado porque povo brasileiro tem má fama fora daqui. O nível de traste que se esconde nesses países prejudicam os cidadãos sérios, que só querem melhor sorte na vida.”

José do Carmo

01 de junho, 2024 | 07:56

“EUA virou rota de fuga de bandidos brasileiros. De ex-presidente golpsita a estuprador. Isto tudo prejudica o espaço de quem quer ir pra lá trabalhar e encontrar formas de garantir uma condição melhor para si e sua família.”

Fabricio

01 de junho, 2024 | 07:41

“A Justiça, sendo Justiça, o crime não fica impune, a IMPUNIDADE, dói mais que o delito cometido, OXALA. Que seja exemplo.”

Rx

01 de junho, 2024 | 07:31

“Se conseguir deportar e prender todos brasileiros que cometeram crimes aqui no Brasil e fugiram pra lá vai faltar mão obra lá kkkkk
Que Deus abençoe as autoridades empenhada nesse trabalho..e que eles pagam os crimes cometido .se possível em dobro que a pena comece apartir de agora.”

Envie seu Comentário