01 de junho, de 2024 | 08:00

Região tem mais de 25 mil pessoas que recebem descontos na conta de água

Isabelly Quintão
O benefício dá direito de até 50% na conta de água e esgotoO benefício dá direito de até 50% na conta de água e esgoto

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) há 25.377 imóveis cadastrados para receber a tarifa social da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). As informações referem-se a cadastros do mês de abril. O benefício pode conceder descontos de até 50% nas contas de água e esgoto de famílias em situação de vulnerabilidade social na região.

Ipatinga é o município com maior número de residências regularizadas no programa, com o total de 12.362. Os demais municípios apresentam uma quantidade menor de pessoas aptas a serem beneficiadas. Coronel Fabriciano (6.774), Timóteo (3.592) e Santana do Paraíso (2.649). As informações foram apuradas pela reportagem do Diário do Aço junto à Copasa.

Novos cadastros
No ano de 2024, até o momento, 3.943 residentes passaram a ter direito a tarifa. Ou seja, começaram a ter reduções na conta de água e esgoto. Por outro lado, é possível que 9.882 pessoas percam o benefício por falta de renovação e atualização do cadastro.

Como conseguir o benefício
Conforme divulgado pela Copasa, é importante que as pessoas procurem o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região onde reside para se inscrever ou atualizar o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Essa é a primeira etapa para conseguir o benefício, visto que dá acesso a um documento chamado “Folha Resumo”. Nele, é informado o endereço, renda por pessoa, componentes familiares com o Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento.

Ao recebê-lo, é necessário que os moradores da região entrem em contato com a companhia por meio dos canais de atendimento. Os documentos a serem apresentados, além da “Folha Resumo”, são o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel que será cadastrado para receber a tarifa social.

Após esse processo, as documentações serão analisadas e, caso estejam aptas, o benefício será concedido na próxima fatura.

Também há como solicitar o cadastro na tarifa social presencialmente nas agências móveis que atendem os serviços da Copasa.

Cálculo
O desconto é de até 50%. O valor da conta será diminuído conforme o consumo de cada família no imóvel cadastrado para receber o benefício. Portanto, caso o consumo seja baixo, o desconto será ainda maior. O limite é de até 20 mil litros.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Oliveira

01 de junho, 2024 | 18:59

“? um absurdo neste país de desigualdades, beneficiar apenas um grupo, por se tratar de serviços essenciais e pagarmos mais de 50% na tarifa. Todos deveriam lutar contra as altas tarifas para benefiar a todos!”

Envie seu Comentário