27 de maio, de 2024 | 11:57

Um dos destinos de viagem mais exclusivos, o Uzbequistão dá as boas-vindas aos turistas brasileiros

Adkhamjon Janobiddinov
Complexo Shakhi-Zinda, Samarkand, UzbequistãoComplexo Shakhi-Zinda, Samarkand, Uzbequistão

O Uzbequistão é um país da Ásia Central que já foi o coração da antiga Rota da Seda. O país foi recentemente aberto ao turismo internacional. O Uzbequistão estabeleceu relações diplomáticas com o Brasil em 1993 e, desde então, mantém relações diplomáticas. Em um desenvolvimento recente, o Brasil está considerando o estabelecimento de uma embaixada em Tashkent, Uzbequistão, para aprimorar os laços diplomáticos e explorar novas áreas de cooperação, incluindo o setor de turismo. Os cidadãos brasileiros podem visitar o Uzbequistão sem visto e permanecer por até 30 dias, tornando-o um destino de fácil acesso.

O Uzbequistão é conhecido por seu patrimônio histórico, o país abriga 5 Patrimônios Mundiais da UNESCO, milhares de sítios arqueológicos e cidades antigas como Samarkand (2750 anos), Bukhara (2500 anos) e Khiva (2500 anos), cada uma com sua história e arquitetura únicas. Tashkent, a capital, é uma mistura de arquitetura moderna e antiga, com um rico patrimônio cultural. O metrô de Tashkent, na capital, ainda fascina o mundo com sua arquitetura exclusiva em cada estação de metrô. Desde os assentamentos que remontam às primeiras civilizações até a arquitetura soviética, os visitantes podem desfrutar de vários locais arquitetônicos no país.

O país consiste em 12 regiões, a República de Karakalpakstan, cuja capital é a cidade de Tashkent, cada uma com sua história e beleza únicas. Por exemplo, a cidade de Samarkand já foi a capital do Império Timúrida, que foi o maior império da época medieval. Levava-se seis meses para viajar do oeste para o leste do império, e Samarcanda era um importante centro de comércio e cultura. Bukhara foi a capital do Emirado de Bukhara e o centro de aprendizado por muitos séculos, atraindo estudiosos e comerciantes de todo o mundo. A República de Karakalpakstan abriga um dos maiores desastres ambientais do mundo, o Mar de Aral. O Mar de Aral já foi o quarto maior lago do mundo e agora está secando. O patrimônio histórico localizado em cada região diz muito sobre a arte, a arquitetura e a cultura de diferentes civilizações que existiram nessa região.

Culinária e cultura
Além de seu patrimônio histórico, o Uzbequistão é famoso por sua bela cultura e comidas típicas, dentre elas, plov, shurva e samsa. A comida é feita de produtos frescos e não pode ser descrita em palavras. Os coloridos vestidos nacionais, com bordados e padrões intrincados, são um reflexo da rica herança têxtil do país. Belos casamentos, com música e dança tradicionais, são uma parte importante da cultura uzbeque, e a hospitalidade é um dos aspectos mais importantes da cultura uzbeque.

Como mencionamos anteriormente, o Uzbequistão foi o cruzamento de culturas na Rota da Seda, e comerciantes de todo o mundo chegaram à região do Uzbequistão e trocaram seus produtos, ideias e culturas. A Rota da Seda teve um papel fundamental na formação da cultura uzbeque, e o país tem orgulho de seu patrimônio cultural.

Turismo nas montanhas
O Uzbequistão também é um ótimo destino para os amantes da natureza. O país é adornado pelas belas cadeias de montanhas Tien Shan, com picos que atingem mais de 4.000 metros, e a parte nordeste é coberta pelo deserto Kyzylkum, com sua flora e fauna únicas. A República de Karakalpakstan abriga o Mar de Aral, uma das atrações naturais mais exclusivas, com seu pôr do sol deslumbrante e cemitério de navios.

Há também muitos lagos, como o Lago Charvak, e atrações para caminhadas, como as Montanhas Chimgan, para os amantes da natureza. A segurança é um dos fatores mais importantes que os viajantes consideram, e o Uzbequistão é um país muito seguro, com baixos índices de criminalidade e forte presença policial. Há até mesmo policiais turísticos em cada atração turística, fluentes em vários idiomas.

De modo geral, o Uzbequistão pode ser um ótimo destino de viagem para os viajantes brasileiros em busca de aventura. O país oferece um regime de isenção de visto para cidadãos brasileiros, o que o torna um destino de fácil acesso. Ao expandir as parcerias no campo do turismo entre os países, mais viajantes do Brasil conheceriam esse destino e isso levaria a laços mais estreitos entre os países. (Com informações fornecidas por Adkhamjon, do Uzbequistão)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário