24 de maio, de 2024 | 17:48

Ipatinga abre mais uma edição da tradicional OLICEI

Divulgação
Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva reúne milhares de estudantes em atividades de competição, artes e integração que se estendem até o mês de setembroOlimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva reúne milhares de estudantes em atividades de competição, artes e integração que se estendem até o mês de setembro

Uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (24), nas dependências da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, com a presença do prefeito Gustavo Nunes, marcou o lançamento da edição 2024 da tradicional OLICEI – Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga, evento criado ainda na década de 1980 e que, desde 2021, tem merecido atenção especial do governo municipal.

A olimpíada, organizada pelas Secretarias de Educação (SME) e de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), movimenta o esporte, a cultura e a educação em competições variadas, com a participação de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas municipais, estaduais e particulares.

Dentro da OLICEI há várias competições, como concursos da mascote, de fotografias, dança, poemas e música, além dos Jogos Escolares de Ipatinga (JEI), com disputa de modalidades coletivas e individuais.

Cerimônia de abertura
Na cerimônia de abertura, que contou com a presença de inúmeras autoridades, o prefeito Gustavo Nunes parabenizou as equipes organizadoras, os professores e quadros diretivos das escolas, que com sua dedicação e comprometimento estão viabilizando mais uma Olimpíada que promete ser inesquecível. “A OLICEI é uma oportunidade ímpar para nossos jovens demonstrarem seus talentos e habilidades, promovendo a integração entre alunos de toda a cidade. A cada edição, testemunhamos o brilho nos olhos dos participantes, o orgulho e a vibração de cada educandário em torno deste evento, e isso é muito gratificante”, comentou.

Divulgação
Na cerimônia de abertura, que contou com a presença de inúmeras autoridadesNa cerimônia de abertura, que contou com a presença de inúmeras autoridades

Alinhadas às delegações, os alunos fizeram os juramentos e desfilaram com as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, de Ipatinga e da OLICEI 2024.

A tocha olímpica foi acesa pelo carateca Júlio Olguin e entregue ao atleta paralímpico e estudante da rede municipal de Ipatinga, Isaque Oliveira dos Santos, campeão brasileiro paralímpico escolar no ano de 2023.

Em seguida a tocha foi conduzida em um breve percurso em revezamento pelos estudantes, Davi Said, representando a rede estadual de ensino, João Hallel Mayrink, da rede particular e Isadora Rodrigues, a rede municipal.

A tocha foi entregue à corredora Lucimar Moura, atleta olímpica, medalha de bronze em Pequim, a quem coube acender a Pira Olímpica.

Olhar no desenvolvimento
A OLICEI foi criada na década de 1980, movimentando milhares de estudantes a cada edição. É pautada no olhar do desenvolvimento integral do aluno, contribuindo na formação dos estudantes em suas múltiplas dimensões, visando o aperfeiçoamento cognitivo, esportivo, artístico e cultural.

O resgate da Olimpíada é uma grande conquista para o meio estudantil e toda a população, movimentando os mais diversos setores. Assim, o evento recebe todo apoio da gestão para incentivar a participação dos jovens e da população em geral nas competições e atividades de interação.

Competições variadas
A mascote da OLICEI foi concebida pela aluna Verônica Maier Silva de Jesus, da E.M. Mário Casassanta, do Ipaneminha. Ela idealizou um gato do mato, que ganhou o nome de Júnio. O gato do mato ou jaguatirica, muito comum no nosso município, faz parte das histórias de infância de muitos.

JEI
Os Jogos Escolares de Ipatinga – JEI são disputados nas seguintes modalidades: futsal, handebol, voleibol, basquete e xadrez.

Neste ano, somente o JEI contará com a participação de 39 unidades de ensino, mobilizando aproximadamente 2 mil alunos.

Escolas participantes:
Colégio Batista de Ipatinga
E.E. Dom Helvécio
E.E. Dona Caetana América de Menezes
E.E. Dona Canuta Rosa Oliveira Barbosa
E.E. Engenheiro Amaro Lanari Júnior
E.E. Geraldo Gomes Ribeiro
E.E. Haydée Maria Imaculada Schittini
E.E. João XXlll
E.E. Manoela Soares Bicalho
E.E. Nacif Selim de Sales
E.E. Nilza Luzia de Souza Butta
E.E Professora Elza de Oliveira Lage
E.E. Selim José de Salles
E.E. Sônia Maria Silva Gomes
Escola Criar e Aprender
Escola Educação Criativa
E.M. Altina Olívia Gonçalves
E.M. Artur Bernardes
E.M. Benvinda Moreira Pacheco
E.M. Carlos Drummond de Andrade
E.M. Chirlene Cristina Pereira
E.M. Deolinda Tavares Lamego
E.M. Everson Magalhães
E.M. Gercy Benevenuto
E.M. Hermes de Oliveira Barbosa
E.M. Jaime Morais Quintão
E.M. João Amparo Damasceno
E.M. João Reis de Souza
E.M. Levindo Mariano
E.M. Márcio Andrade Guerra
E.M. Nelcina Rosa de Jesus
E.M. Padre Bertollo
E.M. Padre Cícero de Castro
E.M. Professor Evaldo Fontes
E.M. Professora Maria da Conceição Pena Rocha
E.M. Vilma de Faria Silva
E.M. Zélia Duarte Passos
I.E. Mayrink Vieira
IFMG Campus Ipatinga

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Aureliano Luiz Macedo Rocha

26 de maio, 2024 | 15:15

“Parabéns pela iniciativa em reativar um evento esportivo importante, como a OLICEI. Tive o privilégio de participar da primeira edição na década de 80, competindo pela Escola Municipal Presidente Arthur Brrnardes, do Canaã.”

Gildázio Garcia Vitor

25 de maio, 2024 | 12:44

“Parabéns às Escolas participantes, especialmente as Municipais Chirlene Cristina Pereira e Deolinda Tavares Lamego e o Instituto Educacional Mayrink Vieira, e aos Estudantes-Atletas.”

Pablo

24 de maio, 2024 | 19:19

“Há anos não tem jogos escolares em Ipatinga. Esse ano, como tem eleição, querem fazer graça. Uso político dos jogos. Desvalorização dos servidores das escolas por essa gestão. Se eu fosse os professores, não participaria.”

Kezia

24 de maio, 2024 | 17:55

“Alguém lembra o ano que a mascote foi escolhida?”

Envie seu Comentário