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23 de maio, de 2024 | 14:46

Copasa lança campanha de incentivos para potenciais clientes da tarifa social

Divulgação
Benefício pode promover a redução de até 50% nas contas de água/esgoto para famílias de baixa renda em Minas  Benefício pode promover a redução de até 50% nas contas de água/esgoto para famílias de baixa renda em Minas

A Copasa disponibilizou uma série de ações com foco em alcançar 1,5 milhão famílias em todo o estado que podem ser beneficiadas pela tarifa social, ou seja, receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto. Atualmente, a companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão, informou a estatal.

No ano de 2024, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses clientes têm até 25 de junho para efetuar a atualização. Nas regiões Leste e Nordeste do Estado de Minas Gerais, que abrange 152 municípios divididos nas gerências regionais de Almenara, Caratinga, Diamantina, Ipatinga e Teófilo Otoni, 50.422 famílias que estão inscritas no site do CadÚnico, poderão perder o benefício por estarem com o cadastro desatualizado.

Em razão disso, a Copasa lançou uma campanha de incentivos para garantir que famílias elegíveis de todas as regiões conheçam esse direito. A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial.

Como pedir
O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”. Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa. Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.

Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito pelo WhatsApp (31) 99770 7000 e WebChat no site COPASA.

A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita ainda por meio de uma agência de atendimento mais próxima. As agências móveis, que promovem o atendimento itinerante dos serviços da Copasa, também estão espalhadas por todo o Estado e realizarão plantões sociais para a inclusão de clientes no cadastro.
A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).

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Comentários

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Jose Carlos Ramos

23 de maio, 2024 | 15:30

“consumidor que recebe o Loa também pode ser incluído nesse programa ?”

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