23 de maio, de 2024 | 00:01

Cineclube LGBT+ seleciona filmes e celebra a diversidade no Vale do Aço

Fotos: Nilmar Lage
Inscrições podem ser confirmadas até dia 2 de junhoInscrições podem ser confirmadas até dia 2 de junho
Com o tema “Celebrando a Diversidade LGBT+”, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura vai selecionar dez filmes que celebrem as diversas nuances da comunidade de lésbicas, gays e simpatizantes produzidos na região. A iniciativa conta com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Ipatinga. “Este chamado é dirigido a cineastas LGBT+ do Vale do Aço e de todo o estado de Minas Gerais, convidando-os a compartilhar suas narrativas e perspectivas com um público diversificado e inclusivo”, informa a produção.

“Os filmes selecionados devem abordar temas relacionados à diversidade sexual e de gênero, explorando questões de identidade, aceitação, direitos LGBT+ e representatividade”, continua a assessoria do projeto. As produções devem ter duração mínima de 15 minutos e classificação livre, garantindo acesso a públicos de todas as idades. “É essencial que esses filmes sejam produzidos por cineastas LGBT+ que residam no Vale do Aço e/ou no estado de Minas Gerais”, reforça a produção.

Os 10 filmes selecionados pela curadoria do projeto receberão ajuda de custo no valor de R$ 500 cada, “visando apoiar os cineastas na divulgação de suas obras e na participação das sessões de exibição e debates promovidos pelo Cineclube LGBT+” mantido no Espaço Hibridus.
Para participar, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, que se encontra no site do grupo (www.hibridus.com.br), bem como ler os termos da convocatória. As inscrições se encerram no dia 2 de junho e o resultado será divulgado nas redes sociais do Hibridus Dança e informado por e-mail no dia 5 de junho.

Novidade
Uma novidade dessa é que, seguindo a orientação de acessibilidade atitudinal dos editais da Lei Paulo Gustavo, a convocatória trabalhará com o Audioetal - uma tecnologia social para realização de editais simplificados, com inscrições por áudio. Trata-se de uma forma de combater as dificuldades encontradas por grupos e coletivos periféricos para acessarem recursos financeiros e outros benefícios de incentivo.

Perspectivas para o público diversificado e inclusivoPerspectivas para o público diversificado e inclusivo
O Audioetal permite que esses grupos, historicamente excluídos dos processos de seleção convencionais, participem por meio da oralidade. Desse modo, essa tecnologia promove o fortalecimento social e a autonomia econômica das pessoas contempladas. No Audioetal, as inscrições serão feitas por áudios pelo WhatsApp (31) 98326-3921.

Exibições
Os filmes selecionados serão exibidos no Espaço Hibridus Ponto de Cultura e em outros espaços públicos e locais parceiros da cidade, a serem definidos posteriormente. Na ausência de inscrições suficientes para compor a programação, a curadoria do projeto reserva-se no direito de indicar cineastas e títulos que não tenham se inscrito originalmente. Esta medida visa garantir a diversidade e a qualidade da programação, permitindo que artistas reconhecidos pela curadoria possam participar do Cineclube LGBT+.

“Este é um evento que celebra a diversidade e promove a inclusão, unindo a comunidade em torno do reconhecimento e valorização das diferentes identidades e histórias LGBT+. Participe e faça parte dessa transformação cultural”, convida a produção. Mais informações: (31) 98326-3921.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário