21 de maio, de 2024 | 08:30

Na RMVA, nove mil beneficiários deixaram de ter descontos na conta de energia

Isabelly Quintão
Com a tarifa social, as pessoas têm até 65% de desconto na conta de luzCom a tarifa social, as pessoas têm até 65% de desconto na conta de luz

Neste ano, nove mil pessoas deixaram de utilizar a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). O benefício, que consiste em descontos de até 65% na conta de luz, é concedido a famílias consideradas de baixa renda.

Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço junto à Cemig, no ano que passou havia 43 mil inscritos para receber o benefício. Neste ano, até o momento, são 34 mil. Para receber os descontos, é necessário que os consumidores tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Na região, Ipatinga é o município com o maior número de beneficiários, sendo 17 mil. Logo à frente vem Coronel Fabriciano, com 8.800 pessoas recebendo descontos na fatura. Em Timóteo, a quantidade é menor, 4.800. Em Santana do Paraíso, há 3.700 residentes utilizando a tarifa social.

Clientes com potencial de recebimento
No Vale do Aço, há clientes considerados de baixa renda que têm direito a receber o benefício, mas não o recebem e precisam procurar o governo federal para saber o motivo.

Em Ipatinga, há 5.600 pessoas nessa situação. Em Coronel Fabriciano, 1.800. Em Timóteo, 1.900. E em Santana do Paraíso, 889.

Geralmente, quando isso ocorre, significa que os potenciais beneficiários não foram localizados nas bases de dados da Cemig ou há divergência entre endereços das bases de dados do CadÚnico e da companhia elétrica.

Há também a possibilidade de ser por falta de preenchimento ou preenchimento incorreto de informações no formulário do CadÚnico.

Cadastro atualizado
Para continuar recebendo a Tarifa Social de Energia Elétrica é necessário que os residentes do Vale do Aço mantenham os cadastros atualizados junto à União e à distribuidora. O objetivo desse ato consiste na garantia da inclusão automática dos descontos.

Conforme divulgado pela Cemig, cada família tem direito de receber o desconto em somente uma unidade consumidora, sem a necessidade de ser o titular.

Em casos em que a pessoa a fazer a inscrição não é o titular da conta da casa, basta procurar a companhia elétrica para solicitar o acesso ao benefício. Nesta situação, é necessário esclarecer que na residência há um beneficiário do programa social.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sem Lei

21 de maio, 2024 | 23:13

“Quando é algo que beneficiar a população é pouco divulgado e pouco explicado”

Celina Machado.

21 de maio, 2024 | 10:47

“Qual a renda? Meu marido está afastado, faz uso de medicamento que custam 700,00 e ainda paga aluguel do cpap. Aparelho usado pra apneia do sono.Tem que usar pro resto da vida.
Quando vai no cras, olham renda bruta..aí a gente tem que se virar..a realidade é outra. Qual é a renda que dá o desconto.”

Envie seu Comentário