EXPO USIPA PERSONAGEM 2 - 728X90

18 de maio, de 2024 | 06:00

Mostrans chega ao fim neste domingo

Fechando a semana da Cinedocumenta, programação que dá visibilidade aos temas LGBTQIAP+ continua até domingo

Divulgação
A Mostrans foi a novidade da 15ª edição da Cinedocumenta, evento cultural tradicional de IpatingaA Mostrans foi a novidade da 15ª edição da Cinedocumenta, evento cultural tradicional de Ipatinga

A Mostrans é a novidade da 15ª edição da Cinedocumenta, com a temática trans LGBT que permeia a programação desenvolvida em espaços alternativos, como na Casa da Mamis, onde no dia 15 foram exibidos os filmes Tia Dalva, de Maria de Fátima Augusto, e Bixa Travesty, de Kiko Goifman e Cláudia Priscilla. No dia 16, no Bar do Gordo, no bairro Iguaçu, foi exibido Olho Nu, de Joel Pizzini. Na sexta-feira (17), na Faculdade Anhaguera, três filmes foram exibidos: Ingrid, com direção de Maik Hannder; Mademoiselle do Rap, dirigida por Raphael Gustavo; e Tia Dalva, com direção de Maria de Fátima Augusto.

Neste sábado (18), no Parque Ipanema, no gramado ao lado do kartódromo, foram apresentados os filmes Na Cama com King, de Paola Prestes, e Divinas Divas, de Leandra Leal. A DJ Diiah Foox e convidadas fecharam a noite com vários gêneros musicais.

Já no encerramento da Mostrans, neste domingo (19), às 19h, no gramado ao lado do kartódromo, em Ipatinga, será exibido o curta produzido pelos alunos da Oficina de Realização, sob a direção de Luiz Carlos Lacerda, monitor da aula.

Importância
O produtor cultural e ator Éderson Caldas trabalha com a premissa de que “não há como trabalhar com cultura sem pensar em diversidade”, o que justifica o seu propósito, “colocar em evidência temáticas sociais importantes, apresentar ao público o universo paralelo de pessoas que batalham por direitos iguais”.

Éderson destaca que a Cinedocumenta – Mostrans entra em cena em defesa da promoção dos direitos LGBTQiAPN+. “Buscamos reforçar o compromisso da cidade com o respeito à diversidade e ao alcance das políticas públicas a todes”, sublinha.

O produtor também enfatiza que “a Mostrans vem celebrar todas as maneiras de se viver o amor com a exibição de filmes que ampliam os horizontes da sociedade contemporânea para a necessidade de se defender intransigentemente todas as formas de se cultivar o maior de todos os sentimentos”.

Éderson observa ainda que a Cinedocumenta – Mostrans vem reafirmar seu propósito de democratizar o acesso do cinema no interior do Brasil, trazendo para o Vale do Aço uma gama de filmes que representem o melhor da produção do cinema documentário. “Forma-se, portanto, um espaço de fomentação e de intercâmbio da produção audiovisual, mais especificamente do gênero documental”, completa o produtor cultural que assina a direção-geral do evento.

A Mostrans é contemplada por meio de recursos da Lei 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) Produção Audiovisual – Município de Ipatinga, e conta com o apoio de: Coletivo Básico, Bar do Gordo, Hotel Panorama Tower, Restaurante Tradição e Tufik Cozinha Árabe.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário