EXPO USIPA PERSONAGEM 2 - 728X90

18 de maio, de 2024 | 09:00

Odontólogo ipatinguense cria campanha para prevenir complicações bucais durante a gestação

Enviada ao Diário do Aço
Ronaldo é especialista em implantologia e prótese, além de clínico geralRonaldo é especialista em implantologia e prótese, além de clínico geral
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
No mês de maio, em que se comemora o mês das mães, é desenvolvida uma campanha que visa conscientizar mulheres a cuidarem da saúde bucal durante a gestação. A iniciativa é do dentista Ronaldo Arcanjo, que atua na clínica Nacar, localizada no Centro de Ipatinga.

Ele é odontólogo especialista em implantologia e prótese e também clínico geral, e faz parte da equipe de um grupo chamado “Qualidade de Saúde", que reúne diversos dentistas do Brasil. Por meio dele, foi desenvolvida a campanha “Check-up Gestante”.

Ronaldo Arcanjo explicou à reportagem do Diário do Aço que o trabalho visa fazer um controle da saúde bucal de gestantes, com intuito de evitar maiores complicações durante e após a gravidez.

“Trabalhamos fazendo um controle de saúde bucal para prevenir grandes problemas durante o período de gestação até o nascimento do bebê. Alguns problemas bucais podem gerar parto prematuro, o bebê também nasce com um peso abaixo do esperado”, pontuou.

Ronaldo contou que a iniciativa da campanha surgiu ao perceber que gestantes ficam muito preocupadas com a saúde do filho e acabam negligenciando as suas. “E a boca é a porta de entrada de toda a alimentação e qualquer alteração na gengiva ou algum risco de cárie pode afetar o desenvolvimento da criança”, afirmou.

O dentista também detalhou que as atividades desempenhadas não atendem somente mulheres grávidas, mas como também aquelas que pretendem engravidar. “O motivo disso é porque nos preocupamos com a saúde bucal da paciente. Sabemos que durante a gravidez há várias alterações hormonais que geram mudanças na gengiva, como sangramento ou problemas maiores para a mãe e o futuro bebê. Por essa razão, monitoramos todas essas situações, priorizando uma gravidez mais tranquila”.

Trabalho
O trabalho realizado na campanha “Check-up Gestante” consiste em um exame de microscopia, em que os doutores documentam toda a situação dos dentes, da gengiva e da mucosa oral.

“Assim, conseguimos fazer um diagnóstico da saúde bucal da gestante e dentro do possível fazemos os tratamentos necessários. Mas o objetivo principal é criarmos uma condição de prevenção para que a gestante passe por todo o período da gestação com muita tranquilidade”, reiterou o especialista em implantodontia.

Ele também enfatizou que se trata de uma ação que não se encerra. “Em praticamente todos os meses temos novas gestantes em nosso país. As mães e futuras mamães também precisam cuidar de sua saúde bucal”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Karina Lima

20 de maio, 2024 | 07:45

“Parabéns Doutor, é muito importante levarmos informações e acesso a saúde para a sociedade, em especial esta Campanha para as mamães que acabam não acessando ou não sabendo da importância do Checkup Preventivo Digital neste momento maravilhoso na vida dela, que é a chegada do seu bebe.
Ficamos muito felizes pela iniciativa, e cuidado com as mamães.”

Kelly Teixeira

19 de maio, 2024 | 17:04

“Parabéns Dr. Ronaldo!
O grupo Qualidade em Saúde agradece todo o seu esforço e dedicação em transmitir conhecimento, orientação e cuidado com a população do Vale do Aço, em especial nesse momento de vigência da campanha Check-up Gestante, voltado para as gestantes! Muito sucesso!”

Pedro

18 de maio, 2024 | 19:47

“Parabéns pela iniciativa, Ronaldo!”

Envie seu Comentário