EXPO USIPA PERSONAGEM 2 - 728X90

17 de maio, de 2024 | 09:00

Condenados do 8 de janeiro quebram tornozeleiras e fogem do país

Indivíduos investigados, processados ou condenados por envolvimento nos atos de vandalismo dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília, quando atacaram as sedes dos três poderes da República, quebraram as tornozeleiras eletrônicas que usavam por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e fugiram do país. A estimativa é que oito arrancaram o dispostivo e fugiram para outros países, principalmente a Argentina. Outras duas mulheres também burlaram a tornozeleira, e não se sabe do paradeiro delas. As informações foram publicadas esta semana pelo portal UOL.
Ilustração
Quem arrancou o dispositivo é considerado foragido e pode ser preso onde estiver Quem arrancou o dispositivo é considerado foragido e pode ser preso onde estiver


De acordo com levantamento feito pelo site, os fugitivos se encaminharam para a Argentina ou para o Uruguai. Em alguns casos, há pedidos de prisão em aberto contra eles, expedidos pela Justiça. São considerados foragidos e obrigados a viver clandestinamente em outros países, pois se forem identificados podem ser presos e deportados.

O músico Ângelo Sotero, de 59, foi condenado a 15 anos e seis meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e associação criminosa em novembro pelo plenário do STF. Mas segundo o advogado dele, Hemerson Barbosa, Sotero fugiu há cerca de um mês e quebrou a tornozeleira que usava. Ele fugiu para a Argentina, saindo do país pela fronteira da cidade de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

Também fugiram para a Argentina o corretor Gilberto Ackermann, de 50 anos, que foi condenado a 15 anos de prisão; Raquel de Souza Lopes, de 51 anos, que foi condenada a 16 anos e seis meses de prisão; o empresário Luiz Fernandes Venâncio, de 50 anos, que ainda não foi julgado; Rosana Maciel Gomes, de 50 anos, condenada a 14 anos de prisão; e o pedreiro Daniel Luciano Bressan, 37 anos.

Alethea Verusca Soares, de 49 anos, que foi condenada a 17 anos de prisão, teria fugido para o Uruguai, saindo de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Depois, ela teria ido para a Argentina. Também teria ido para o Uruguai Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, de 58 anos.

Já as empresárias Flávia Cordeiro Magalhães Soares, de 47 anos, e Fátima Aparecida Pleti, de 61, também burlaram a tornozeleira eletrônica, conforme os processos judiciais. Entretanto, não há indícios do paradeiro delas. Há um mandado de prisão em aberto contra Flávia desde fevereiro, de acordo com o banco de mandados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José

18 de maio, 2024 | 06:20

“Deveriam ter evadido do país antes de fazer merda... inclusive o Ex presidente, não sei como o próprio ainda não cumpriu com a palavra que se perdesse sairia do Brasil. Mas acho que ele ainda está procurando seus seguidores pra se manter na TETA....”

Tamboata

18 de maio, 2024 | 01:16

“Será que a Rosy encontrou os parentes?”

Rj

17 de maio, 2024 | 16:19

“Ô Rosy, das mulas, só li uma; a SUA!”

Rj

17 de maio, 2024 | 15:39

“Esta é a turma que defende que "bandido bom é bandido livre", mas só quando são dos nossos. Vide caso Brazão. Têm como lema, surrupiado dos Integralistas, uma tal de "Deus, Pátria e Família" e liberdade (?).”

Rosy

17 de maio, 2024 | 14:39

“Vim aqui só pra ler as msg das mulas”

Lu Magalhães.

17 de maio, 2024 | 13:23

“E pensar que tudo isso poderia ter sido evitado se aquele ser sem ética e sem caráter tivesse honrado sua palavra dita no último debate na Globo, que aceitaria o resultado das urnas .mais o MISERAVI pegou pirraça como um moleque mimado e não teve nem colhões pra enfrentar a derrota.. eita lasqueira .”

Bozoloide

17 de maio, 2024 | 12:52

“? os patriotários estão fazendo turismo forçado.kk”

Anti Mico

17 de maio, 2024 | 12:24

“Verás que um filho seu não foge a luta!!! Vamos encarar a realidades patriotas.”

Renan

17 de maio, 2024 | 11:45

“Vim aqui só pra ver os comentários dos bolsonaristas...rss”

Envie seu Comentário