16 de maio, de 2024 | 16:41

Atleta de goalball de Timóteo é convocado para seleção da Regional Sudeste I

Divulgação
Luiz Ricardo Souza Ribeiro vai integrar a seleção composta por atletas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito SantoLuiz Ricardo Souza Ribeiro vai integrar a seleção composta por atletas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo

A Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo (Adevita) teve duas conquistas na área esportiva este mês, com a convocação do atleta de goalball Luiz Ricardo Souza Ribeiro e da treinadora Lucinete Ferreira para integrar a Seleção da Regional Sudeste I, na categoria Sub-23. A convocação foi oficializada pela Confederação Brasileira de Desporto de Deficientes Visuais (CBDV), sendo que Lucinete atuará como auxiliar técnica. A seleção é composta pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A convocação é resultado da participação da equipe da Adevita no Campeonato de Goalball Regional Sudeste I, realizado no início do mês. O time de Timóteo ficou em 12º lugar no ranking.

Como o time é muito jovem e o goalball não é difundido na região, alçar duas posições no ranking regional é considerado um avanço muito significativo. “Nossa equipe só tem dois anos de existência, mesmo com as dificuldades de não termos sequer o gol do goalball para treinar, estamos conquistando nosso espaço. O time da Adevita representa nosso município. Timóteo está sendo divulgada nas competições da CBDV”, argumenta a treinadora, frisando que a equipe de Timóteo é a primeira do Vale do Aço nessa modalidade esportiva.

O campeonato juvenil da modalidade será realizado entre os dias 17 e 24 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. Essa competição reúne as equipes das Regionais Sudeste 2, Sudeste 1, Sul, Centro-Norte e Nordeste. As equipes que conquistarem o pódio terão direito a uma bolsa atleta nacional

O time
O time de goalball de Timóteo foi criado em maio de 2022, sendo formado por alunos do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (Creia), vinculado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo e que atende pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) e auditiva. Atualmente, por meio de parceria com o Cefet-MG, os treinos são na quadra do campus de Timóteo.

Além das vantagens da prática esportiva, a participação no time de goalball favorece a inclusão social dos alunos.

Como os jogos do Campeonato Regional Sudeste I aconteceram no Instituto Benjamin Constant, escola referência para pessoas cegas e de baixa visão, os alunos puderam conhecer a instituição e aproveitar os momentos de folga para fazer turismo na capital carioca, com visita a Praia Vermelha e o Pão de Açúcar. “Dois dos atletas da Adevita nunca tinham ido à praia. O nosso trabalho vai além das competições”, aponta a treinadora.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário