12 de maio, de 2024 | 11:30

Motorista de Uber desconfia de assalto e passageiros adolescentes acabam apreendidos em Ipatinga

Enviada ao Diário do Aço
Os adolescentes que foram apreendidos por tráfico de drogas já tinham passagem pela políciaOs adolescentes que foram apreendidos por tráfico de drogas já tinham passagem pela polícia

Na manhã de domingo (12), dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos por tráfico de drogas, na avenida Selim José de Salles, no bairro Canaã, em Ipatinga. O fato foi registrado nas proximidades da Escola Municipal Artur Bernardes e Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho.

Durante policiamento da Polícia Militar de Meio Ambiente pela localidade, os militares avistaram um veículo transitando na contramão e piscando o farol em direção à viatura. O motorista acenava para os policiais pedindo ajuda, com medo de ser vítima de um assalto, conforme apurado pelo plantão do Diário do Aço.

Diante deste fato, a polícia solicitou que os ocupantes saíssem do carro para buscas pessoais. Neste momento, foram localizados no bolso traseiro da bermuda de um dos menores de idade, L.H.S., 15 buchas de substâncias similares à maconha, acondicionadas em invólucros, prontas para serem comercializadas. Com ele, também havia R$ 34,25 em dinheiro.

O adolescente carregava uma sacola com roupas e uma chave mixa, ferramenta que costuma ser utilizado na prática de furtos de veículos, além de um celular.

Já no bolso da bermuda do outro jovem, B.L.C. foram localizadas seis buchas de maconha e uma moeda de R$ 1. Um celular Motorola E7 Power também foi encontrado.

Proprietário do veículo suspeitava que adolescentes iriam assaltá-lo
O dono do veículo, que também é motorista de aplicativo, suspeitou que os indivíduos iriam assaltá-lo, motivo que o levou a solicitar a intervenção policial. Os militares da Polícia Militar de Meio Ambiente revistaram o interior do carro, mas nada de ilegal foi encontrado.

Adolescentes com passagem pela polícia
Na conversa com os menores de idade, os policiais militares verificaram que B.L.C. já havia sido conduzido por prática de direção perigosa de veículo.

Ja, L.H.S., em dezembro do ano que passou, foi apreendido no Rio de Janeiro, quando embarcava em um ônibus que retornava para Ipatinga, portando um revólver calibre 38 e 140 comprimidos de ecstasy. Atualmente encontrava-se em liberdade provisória.

Mais entorpecentes encontrados
Os policiais foram ao Morro do Cruzeiro, local em que os dois adolescentes ficavam, mas o imóvel estava fechado. No entanto, as equipes em operação foram informadas sobre a existência de uma maior quantidade de entorpecentes nas imediações.

Em um imóvel abandonado na localidade foi encontrada uma mochila preta, escondida entre a vegetação e, no seu interior, havia 15 buchas de maconha prontas para a comercialização, uma fração de tablete de maconha prensada, uma sacola com uma grande porção de substância similar a maconha, um radiocomunicador e duas balanças de precisão.

Imóvel é conhecido como ponto de venda de drogas e situa-se ao lado de residência onde ocorria rinhas de galo

Já foi constatada uma possível ligação de integrantes de facções do Morro do Cruzeiro com organizações criminosas de outros estados, principalmente com o PCC. Além disso, o local onde a mochila foi localizada é conhecido como ponto de venda de drogas.

Os materiais apreendidos foram encontrados ao lado de uma casa que já foi fiscalizada pela polícia. Trata-se de um local onde ocorria rinhas de galo e intensa movimentação do tráfico. Na residência, em 2022, policiais prenderam 120 galos. Foi verificado que o envolvido nesse crime passado tem relação com um dos menores de idade.

Os adolescentes foram apreendidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente e encaminhados à delegacia para as demais providências.

Nota oficial da Uber

Apesar da Uber ser mencionada na notícia do Diário do Aço, não foi possível verificar o caso relatado porque, até o momento, não foi fornecida à empresa qualquer informação para checar se o motorista mencionado é cadastrado no aplicativo da Uber e, consequentemente, emitir posicionamento sobre as medidas adotadas.

Sabemos que popularmente usa-se o nome "Uber" como sinônimo para toda a categoria de aplicativos de mobilidade, bem como sinônimo da atividade de quem utiliza os apps para gerar renda. Por isso é fundamental verificar os dados e fazer a apuração intrínseca ao jornalismo para saber se o caso tem ou não relação com o aplicativo.

Vale ressaltar ainda que a Uber tem uma equipe especializada e está sempre à disposição para colaborar com as autoridades. A empresa também conta com um portal exclusivo para solicitação de dados no caso de investigações ou processos de persecução criminal, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para processar as demandas, isso tudo respeitando as leis de privacidade, em especial o Marco Civil da Internet, além da Lei Geral de Proteção de Dados”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juruna

12 de maio, 2024 | 22:11

“Fez muito bem o motorista, na dúvida não ultrapasse, vai que chega no destino e tomava um capote.”

Envie seu Comentário