10 de maio, de 2024 | 12:00

Tenda Literária é atração de dois dias no Melo Viana

Fotos: Divulgação
A contação de histórias é uma das boas atrações na praçaA contação de histórias é uma das boas atrações na praça
Pela segunda vez, Coronel Fabriciano recebe a edição do projeto Tenda Literária, que faz parte do Circuito de Festivais de Brincadeiras e Literatura Infantil que percorre o Vale do Aço e região. O evento gratuito é nesta sexta-feira (10) e sábado (11), na Praça da Bíblia, no bairro Melo Viana. O projeto é viabilizado com patrocínio do Instituto Cultural Vale e da Cenibra, ambas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano, com a realização da Criativo Produções e do Ministério da Cultura.

A Tenda Literária reúne a diversão do seu festival de literatura itinerante com livros, contação de histórias, brincadeiras e personagens conhecidos pelas crianças da região. A ação visa ampliar o acesso à cultura para crianças de todas as idades, além de incentivar o hábito de leitura e levar lazer gratuitamente. As atividades são abertas ao público e contam com a participação de alunos e professores da rede pública de ensino do município.

“Retornar com a Tenda Literária a Coronel Fabriciano é uma oportunidade incrível para nós e para a comunidade. Levamos incentivo à leitura e a resposta das crianças e dos adultos, com participação efetiva nas atividades, é gratificante. Levar o aprendizado com diversão e de forma lúdica para fora da sala de aula faz muita diferença na educação dessa nova geração de leitores”, comentou Talyne Godoy, produtora da Criativo Produções.

As atividades estimulam o hábito da leitura nas criançasAs atividades estimulam o hábito da leitura nas crianças
Projeto de literatura promove ação gratuita para alunosProjeto de literatura promove ação gratuita para alunos
Atrações na praça
Nesta sexta-feira (10), a programação da manhã tem o espetáculo “Show da Ariela”, interpretada por Mari Antonaci. Na parte da tarde, a vez de Dani Pinho apresentar a peça “O coração do Baobá”. No sábado (11), a Tenda Literária funciona das 9h às 12h, com apresentação do espetáculo “João Mata Sete”, da artista Raquel Vieira, a FloraManga, às 10h.

Presente nas edições anteriores do festival, o Instituto Amarelo apresenta jogos pedagógicos e lúdicos, feitos a partir do reaproveitamento de madeira, que trabalham a cognição, a coordenação motora e envolvem muita criatividade. Bruno Minafra, presidente da entidade, disse que “além dos trabalhos já desenvolvidos, levaremos para as crianças e famílias participantes desenhos didáticos, com imagens do patrimônio cultural e artístico da cidade de Coronel Fabriciano, além de personagens do evento provendo uma pintura em aquarela”.

Entre as atrações, está a contação de histórias com Nena de Castro, Nancy Nogueira e Grupo Historiarte. O projeto Kombixadrez apresenta um tabuleiro gigante, para o público aprender e jogar xadrez. O grupo Animarte promove brincadeiras antigas e cantigas de rodas com o público presente. E a Fuscoteca, do projeto Contarolar, está presente com brincadeiras lúdicas e musicais, além de uma biblioteca ambulante.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário