09 de maio, de 2024 | 13:16

Saiba como contribuir com a associação que atende deficientes visuais em Ipatinga

Divulgação
As principais atividades realizadas pela associação são aulas de braille, artesanato e interaçõesAs principais atividades realizadas pela associação são aulas de braille, artesanato e interações

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Promover a integração e inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade combatendo a difícil realidade da exclusão social. Esse é o objetivo da Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (Adevipa), situada na rua Chiquinha Gonzaga, número 59, no bairro Ideal.

O trabalho realizado pela associação sem fins lucrativos de caráter filantrópico ocorre das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. É possível entrar em contato por meio do telefone 3824-1227.

A presidente e coordenadora da Adevipa, Yolanda Miranda Teixeira, explicou à reportagem do Diário do Aço que a associação atende pessoas com diversos tipos de problemas de visão. “Nós reunimos pessoas com baixa visão, monoculares. Aqueles que enxergam de um olho só. Também trabalhamos com garantia de direitos e benefícios para eles”, pontuou.

Ela também destacou que as principais atividades realizadas consistem em aulas de braille, artesanato e interações. “Atuamos bastante na habitação e reabilitação e inclusão social de deficientes visuais. Esse atendimento é para pessoas com mais de 14 anos”.

Atendimento
Yolanda ressaltou que a instituição é conveniada com a Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria de Assistência Social. “Isso nos proporciona um atendimento de 40 pessoas. Quando as pessoas chegam, trazem o laudo comprovando a deficiência. Algumas indicações são do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), das unidades de saúde, de vizinhos próximos e comunidade em geral. Temos mais de 100 pessoas cadastradas, mas atendemos somente 40 pessoas”, detalhou.

Ajuda
Para atender as pessoas com necessidades visuais, toda ajuda é bem-vinda. “Nós dependemos também de doações, de lanche de voluntários. Precisamos fazer eventos. Como por exemplo, no mês de junho, teremos uma festa na Comunidade Santo Antônio, em frente a Consul. Colocaremos barraquinhas para arrecadar fundos. Em julho, faremos o mesmo em uma festa com a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI)”, pontuou a presidente e coordenadora da entidade.
Também há como contribuir com Pix pela chave [email protected], agência da Caixa Econômica Federal, com nome de “Associação dos deficientes visuais de Ipatinga”.

Fundação
A Adevipa foi fundada em maio de 2005 por Luís Alves Ribeiro, que tinha uma deficiência visual. Ele morava em Belo Horizonte e estudava no Instituto São Rafael, para cegos e pessoas com baixa visão. Ao se casar com uma pessoa de Ipatinga, trouxe a ideia de criar a entidade. O intuito foi dar oportunidade e garantia de direitos para a população com problemas de visão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário