09 de maio, de 2024 | 11:05

Gustavo Nunes palestra em simpósio nacional sobre o Programa de Regularização Fundiária em Ipatinga

Município integra grupo de apenas três cidades de Minas Gerais que se credenciou para captar recursos do BDMG destinados ao processo de regularização fundiária

Divulgação
Gustavo Nunes, no I Simpósio Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável ? REURB, realizado em Belo HorizonteGustavo Nunes, no I Simpósio Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável ? REURB, realizado em Belo Horizonte

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, palestrou nesta quarta-feira (8) durante o I Simpósio Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável – REURB, realizado em Belo Horizonte. Com ênfase em captação de recursos para Reurb e a Parametrização de Engenharia nos Processos de Regularização Fundiária Urbana, o evento reuniu um grupo técnico de palestrantes composto por professores, órgãos do Governo Estadual e Federal, Tribunal de Contas do Estado, empresários e prefeituras de todo o país.

Além do chefe do Executivo de Ipatinga, entre diversas outras autoridades de relevo o encontro também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio.

“Tive a honra de ser convidado porque Ipatinga é uma das poucas cidades mineiras, especificamente a terceira cidade de Minas Gerais, que se credenciou para captar recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) destinados ao processo de regularização fundiária. Saímos na frente. E mais: podemos nos orgulhar, pois somos um exemplo exitoso de regularização fundiária. Nosso processo foi ágil, porque foi digital. Já estamos em cartório com mais de 15 mil documentações referentes às regularizações, atendendo a mais de 15 mil famílias em Ipatinga”, declarou orgulhoso o prefeito.

Reurb Ipatinga - Seu Imóvel Legal
Em outubro de 2022, numa ação pioneira, atendendo a uma reivindicação apresentada há várias décadas pela população, o atual governo local lançou o Programa Municipal de Regularização Fundiária “Reurb Ipatinga - Seu Imóvel Legal”.

“Em Ipatinga, estamos trabalhando para garantir o direito à moradia a milhares de cidadãos que têm casa ou terreno localizado em loteamentos irregulares, visando à promoção da cidadania”, salientou Gustavo Nunes.
Divulgação
O encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando PassalioO encontro contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio

Regularização Fundiária
A Regularização Fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que tem a finalidade de incluir os núcleos urbanos informais no ordenamento urbano regular. O programa passa por diversas etapas, atendendo todos os bairros que possuem áreas de habitação irregulares e passíveis de normalização, sob condições específicas.

A iniciativa promove diversos benefícios, como a valorização do imóvel; possibilidade de acesso a crédito para reforma e construção da moradia; possibilidade de venda e financiamento do imóvel junto às instituições financeiras; garantia da elaboração de inventário e promoção da preservação ambiental.

BDMG Reurb
A linha BDMG Reurb tem o objetivo de financiar a contratação, pelo poder público municipal, de consultorias técnicas para a execução de todos os itens necessários para estruturar o processo de regularização fundiária, tais como mapeamento, georreferenciamento e pesquisa cadastral dos imóveis, cadastro dos proprietários e despesas cartoriais, entre outros.

Sobre o Simpósio
O I Simpósio Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável foi criado com a finalidade de unir entes públicos e privados para discutir a realidade e possíveis caminhos para o desenvolvimento urbano, com sustentabilidade e foco principal na Regularização Fundiária Urbana - Reurb. Nesta quinta-feira (9) será realizado o segundo dia de atividades do evento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zé Doido

10 de maio, 2024 | 08:57

“Ah pronto, agora eu vi, o cara já é até palestrante, logo logo quando deixar a cadeira de prefeito, vai querer tentar a vida como COACH, afinal de contas, todo mundo que quer parecer intelectual e bem sucedido tenta trilhar esse caminho, temos até aquele lixo do Pablo Embromation Marçal, o qual levou uma turma de alienados pra uma floresta como parte do treinamento e não conseguiu sair de lá sem a ajuda do Corpo de Bombeiros, agora como se não bastasse, está sendo investigado pelo MP por disseminas fake news sobre o envio de doações ao RS.”

Oliveira

10 de maio, 2024 | 06:36

“Este Prefeito ou ex-prefeito como já projeto, vai aumentar a tarifa da água servido ao município de Ipatinga, quando trovar a Copasa. Irá colocar um atravessador. A conta da água que já é cara ficará impagável.”

Alguém

09 de maio, 2024 | 22:57

“Então, vái fazer o documento no nome do proprietário atual, ou só vai aumentar o valor do IPTU , como está sendo feito, e continuar no nome do proprietário anterior, tem lotes que estão sendo pago o valor do IPTU multiplicado por 10 vezes, inacreditável, mas é a realidade que está acontecendo. Obrigado Sr prefeito.”

Envie seu Comentário