08 de maio, de 2024 | 17:00

Visita guiada encerra a exposição gratuita “Modos de Veracidade”

Fotos: Divulgação/AVVA Coletivo
Foto da série ''Rua Mineirinhos'' está na mostra com visitação até sábado: ideia de mostrar o ''real maravilhoso''Foto da série ''Rua Mineirinhos'' está na mostra com visitação até sábado: ideia de mostrar o ''real maravilhoso''

O prazo para conferir a exposição “Modos de Veracidade”, na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, termina neste fim de semana, em Ipatinga. Para celebrar, os artistas integrantes do AVVA Coletivo de Artes, autores da mostra, convidam a comunidade para fazer a última visita guiada a cada uma das obras. A entrada é gratuita e a atividade especial será neste sábado (11), às 15h, sem a necessidade de inscrição prévia.
A exposição reúne trabalhos produzidos pelo coletivo de artistas entre os anos de 2021 e 2024 e integram o projeto “Ciclo de oficinas e exposição do AVVA Coletivo”, patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Rua Mineirinho
Durante o período em que está aberta ao público, desde o início de abril, a exposição “Modos de Veracidade” contou com a presença de estudantes das redes públicas do Vale do Aço e, também, de personagens que participaram de algumas produções fotográficas da série “Rua Mineirinho”, que integra a mostra do coletivo. Dois destes personagens, em especial, emocionaram os artistas do AVVA.

Nei e Alair visitaram a exposição da qual fazem parte e se emocionaramNei e Alair visitaram a exposição da qual fazem parte e se emocionaram
“Tivemos a honra de receber a visita de algumas pessoas que colaboraram com as fotos, mas a presença e a reação dos participantes Nei e Alair foram emocionantes para todos nós. Quando eles entraram na galeria e começaram a se emocionar vendo as obras, senti que fomos respeitosos em mostrar um pouco do cotidiano que eles generosamente compartilharam com a gente”, destaca o artista da fotografia Nilmar Lage, que os acompanhou.
Eles são personagens na foto sobre a cena que se passa em um viaduto na região central de Timóteo, sob o qual Alair construiu a sua casa e recebe frequentemente o amigo Nei. O registro da visita dos dois à galeria encontra-se disponível em vídeo no Instagram @avva_coletivo.

Para a criação da série de fotografias “Rua Mineirinho”, os artistas do coletivo se apropriaram da ideia de “real maravilhoso”, conceito criado pelo escritor cubano Alejo Carpentier, que buscava definir a corrente literária latino-americana da metade do século XX - também conhecida como realismo mágico - cujos autores buscavam no cotidiano, por si só repleto de absurdos quase inverossímeis, a matéria-prima de sua escrita.
O alicerce estético que sustenta o conceito das obras é fundado nos detalhes inusitados dos cenários fotografados, capazes gerarem dúvidas acerca da veracidade de sua existência. Todos os elementos presentes nas imagens são reais e corriqueiros nas vidas dos personagens retratados.

Concepção coletiva
Composta por trabalhos concebidos coletivamente por Fernanda La Noce, Luciano Botelho, Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino, Rosane Dias e Wenderson Godoi, a mostra “Modos de Veracidade” traz referências das linguagens e das áreas de atuação dos artistas do Vale do Aço integrantes do AVVA, como a fotografia, a performance, a videoperformance, a pintura e a escultura. A curadoria é de Tiago Carvalho.

SERVIÇO
Modos de Veracidade
Última semana: até sábado, das 12h às 20h
Local: Galeria Hideo Kobayashi Centro Cultural Usiminas.
Visitação gratuita
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário