07 de maio, de 2024 | 14:27

Concluído muro de contenção no rio Piracicaba, em Timóteo

Divulgação
Muro de contenção de aproximadamente 600 metros foi construído às margens do rio Piracicaba para prevenir danos às tubulações de esgotoMuro de contenção de aproximadamente 600 metros foi construído às margens do rio Piracicaba para prevenir danos às tubulações de esgoto

A Copasa finalizou a construção de um muro de contenção na margem direita do rio Piracicaba, no município de Timóteo, que vai evitar inundações e proteger a tubulação que transporta o esgoto coletado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Limoeiro de possíveis danos e vazamentos. O nome técnico do empreendimento é muro de contenção linear de inundação em gabião, possui aproximadamente 600 metros e custou cerca de R$ 4,4 milhões, informou a Copasa.

O muro está localizado entre a ponte da ferrovia sobre o rio Piracicaba e a foz do córrego Alegre, próximo ao bairro Santa Terezinha. Cerca de 80% dos clientes da Copasa no município serão beneficiados com essas obras, segundo explicou o gerente da Unidade de Serviço de Expansão Leste (USEL) da Copasa, Fabricio Fidelis Rezende.

“Nos últimos quatro anos, registramos duas ocorrências de cheias do rio Piracicaba que trouxeram danos significativos ao interceptor da empresa nesta localidade devido à erosão do talude da margem direita do rio. Talvez no dia a dia os nossos clientes não percebam a importância desta obra, mas no período chuvoso este trabalho terá muita relevância para evitar novas erosões e, por consequência, novos rompimentos do interceptor de esgoto”, afirmou Rezende.

Além do benefício de proporcionar mais segurança na operação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, essas obras que tiveram início em julho de 2023 também serviram como um incremento para a renda do município, com a geração de 15 vagas temporárias de empregos e a movimentação da economia com a aquisição de materiais e serviços no comércio local.

Muro de contenção em gabião
Gabião é um muro de arrimo classificado como uma estrutura de contenção à gravidade e flexível. Este muro consiste em um tipo de estrutura de contenção composta por elementos metálicos, na maioria das vezes de aço galvanizado, construídos com a utilização de telas em formato de malha hexagonal, formando “gaiolas” que, por fim, são preenchidas com rochas (pedra amarroada).

As estruturas de contenção em gabião são obras que visam oferecer estabilidade contra a ruptura de terra, rocha, escorregamentos, desabamentos, entre outros fenômenos causados pelo peso próprio ou carregamentos externos (construção de edificações, aterramentos e erosões provocadas por fortes chuvas e afins).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário