07 de maio, de 2024 | 06:50

Cármen Lúcia assumirá a presidência do TSE no lugar de Alexandre de Moraes

A ministra Cármen Lúcia será eleita, em votação simbólica, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela substituirá Alexandre de Moraes na presidência da Corte a partir de junho e estará à frente da Justiça Eleitoral nas eleições municipais deste ano e no biênio 2024-2026. Esta será a segunda vez que Cármen Lúcia chefiará o TSE. Em 2012, a ministra tornou-se a primeira mulher na história do país a presidir a Justiça Eleitoral.
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A mineira Carmen Lúcia estará à frente da Justiça Eleitoral nas eleições municipais deste ano e já manifestou o foco na luta contra notícias falsas e responsabilização das redes sociais na disseminação de desinformaçãoA mineira Carmen Lúcia estará à frente da Justiça Eleitoral nas eleições municipais deste ano e já manifestou o foco na luta contra notícias falsas e responsabilização das redes sociais na disseminação de desinformação


Natural de Montes Claros, Minas Gerais, Cármen Lúcia, de 70 anos, é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2006. Graduada pela Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Cármen Lúcia é mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora titular da PUC Minas. Antes de ingressar no STF, ela exerceu a advocacia e ocupou cargos relevantes na área jurídica.

Como presidente do TSE, Cármen Lúcia já manifetou que continuará focada no combate às fake news e na regulação das plataformas de redes sociais. Ela já demonstrou interesse em avançar com normas para coibir a propagação de informações falsas durante as eleições, incluindo o uso de inteligência artificial. O TSE também aprovou medidas para ampliar a responsabilização das mídias sociais.

Um dos principais focos da equipe que prepara a transição na presidência do TSE é o fortalecimento da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, órgão criado em 2022 pelo ministro Edson Fachin. A ministra também pretende manter o diálogo com as big techs, e tem mantido uma série de reuniões preparatórias com as empresas de tecnologias com o intuito de adotar medidas eficazes durante o período eleitoral.

Apesar do foco no combate à desinformação, quem acompanha os bastidores do TSE observa que a troca no comando do tribunal tem sido feita de forma gradual, e já deixa claro que haverá um novo ritmo na presidência. Em 2012, Cármen Lúcia já presidiu a Corte e foi a primeira mulher a conduzir uma eleição nacional. O TSE é composto por sete ministros. Além dos três integrantes do Supremo, há dois ministros que vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas advindos da advocacia. (Com informações do TSE e do Correio Braziliense)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Newton S. Moreira

07 de maio, 2024 | 13:10

“Alexandre de Morais heroi do Brasil. Se não presta, se é mau caráter, se é corrupto, que defende partido e políticos condenado em 3 instãncia, se solta traficantes, sequestradores, prende inocentes sem provas e sem direito a defesa é heroi nacional. Para certos irresponsáveis, o partido acima de tudo, ainda que o tal ministro seja o anti cristo encarnado, não importa, desde que persiga e fuzile quem for opositor político da esquerda,”

Cidadão

07 de maio, 2024 | 11:34

“Se hoje não estamos sob uma ditadura trapalhona, sob a batuda de gente como "general" Heleno, Braga Netto, Boizonaro e seus filhos calhordas e tantos outros crápulas, agradecemos ao Alexandre de Moraes, heroi do Brasil.”

Rafael Miranda

07 de maio, 2024 | 11:26

“Grande Ministra e conterrânea!! Que siga a finco o legado deixado por outro grande Ministro que é o Alexandre de Moraes. Que não se curve diante de tantas mentiras e barbáries praticadas pela seita malígna capitaniada pelo Miliciano inelegível!!”

#luto Pela Pátria

07 de maio, 2024 | 10:53

“O que muda ? Nada
Quem acredita nesse judiciário ? Poucos
Quem acreditas nas leis? Ninguém
Poder judiciário tem lado ? Sim
Qual ? Do dinheiro fácil”

Envie seu Comentário