Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de maio, de 2024 | 09:00

Estudantes da Escola Estadual Maurílio Albanese se classificam para Jornada de Foguetes, no RJ

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Oito equipes compostas por estudantes da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, localizada no bairro Bela Vista, em Ipatinga, se classificaram para a Jornada de Foguetes, que é realizada no Rio de Janeiro.

A participação foi conquistada durante a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024, competição de foguetes produzidos a partir de garrafas pet, e realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental, médio e superior, em todo território nacional.

“Depois de três meses de preparação, os alunos construíram uma base de lançamento e o próprio foguete de garrafa pet movido com vinagre e bicarbonato de sódio que foi lançado no campo do Bela vista, próximo à escola, no dia 25 de abril”, conta orgulhoso o professor de Física que liderou o projeto, Marcos Roberto Martins Rodrigues.

A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Foguetes em particular e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

“Esta conquista não apenas destaca o talento e a capacidade dos nossos alunos, mas também reafirma o compromisso da Escola Maurílio Albanese em promover a excelência acadêmica e incentivar o interesse pela ciência e tecnologia”, detalha.

O educador explica o critério para a classificação dos alunos e revela a expectativa de trazer medalhas para o Vale do Aço. “As equipes que conseguem um alcance mínimo de 120m são convidadas a participar da Jornada de Foguetes. No nosso caso a equipe classificada que obteve o menor alcance foi 131m. Após todas as escolas do Brasil fazerem seus lançamentos, haverá uma classificação geral para concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze. Com os nossos alcances, certamente conseguiremos medalhas para a escola”, afirma confiante.
Enviada ao Diário do Aço
Alunos durante a execução do projeto no dia 25 de abrilAlunos durante a execução do projeto no dia 25 de abril

“Esperamos aprender muito sobre o design, construção e lançamento de foguetes, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas. Estaremos preparados para enfrentar desafios técnicos e emocionais, mas também para se divertir e criar memórias incríveis. Vamos trabalhar focados em trazer os melhores resultados para nossa escola conquistando troféus e medalhas”, continua o professor.
Marcos Roberto também comenta sobre a importância de desenvolver trabalhos científicos e tecnológicos extracurriculares no ambiente escolar.

“É essencial porque amplia o conhecimento, aprimora habilidades de pesquisa, promove a inovação e prepara os estudantes para desafios futuros no mundo acadêmico e profissional. Além disso, essas atividades estimulam a criatividade e a resolução de problemas, e podem até mesmo abrir portas para oportunidades acadêmicas e de carreira”, conta.

O que é a Jornada do Foguete
A Jornada de Foguetes é uma olimpíada experimental realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento começa em agosto de cada ano e se estende até dezembro. As equipes classificadas recebem um convite para participar e competir com todas as regiões do Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Hadailton Carvalho

14 de maio, 2024 | 11:37

“Parabéns, Prof Marcos! As coisas funcionam quando a gente trabalha arduamente; as crianças estão sedentas por experiências e os professores tem papel fundamental em fomentar. Precisamos de muitos outros professores assim.
Ah! O Elon Musk só está cumprindo a lei em seu país (EUA)... princípios valem mais que dinheiro!”

Gildázio Garcia Vitor

08 de maio, 2024 | 11:16

“Estou, com um grupo de alunos, visitando a PUC-Minas em BH. Participamos de uma palestra com um Doutor em Física e assistimos uma apresentação no planetário muito interessante. Estes alunos mereciam vir aqui.”

Gildázio Garcia Vitor

07 de maio, 2024 | 13:45

“Parabéns aos Estudantes, ao Professor Marcos, aos demais Professores e Profissionais da Educação e à Equipe Diretiva.
Vamos dar o troco no intrometido e arrogante Elon Musk.”

Envie seu Comentário