06 de maio, de 2024 | 16:00

Tirinhas de humor são usadas para simplificar temas da reforma tributária

Reprodução
Os desenhos são do cartunista Renato Aroeira e diagramados em forma de livro ao final de cada anoOs desenhos são do cartunista Renato Aroeira e diagramados em forma de livro ao final de cada ano
Mais de 150 histórias em quadrinhos abordando o sistema tributário brasileiro estão disponíveis gratuitamente tanto para uso individual como em formato de livro. A personagem em quadrinhos Niara é publicada nas redes sociais da campanha “Tributar os Super-Ricos” todas as semanas tratando de temas relativos à justiça fiscal, acompanhamento do processo de reforma tributária e assuntos da vida nacional de interesse da população.

Há três anos, a iniciativa publica histórias em quadrinhos da personagem Niara para simplificar os assuntos nem sempre acessíveis ao grande público. Transformados em livretos ao final de cada ano, os desenhos de humor têm o objetivo de contribuir com a compreensão de temas tributários e estão disponíveis on-line para serem folheados, baixados e impressos para uso pedagógico. A terceira edição acaba de ficar pronta e está disponível para baixar, folhear ou imprimir.

Personagem Niara tenta simplificar assuntos tributáriosPersonagem Niara tenta simplificar assuntos tributários
Desenhadas pelo cartunista Renato Aroeira, a convite da campanha, as histórias em quadrinhos são disponibilizadas para escolas, ongs, meios de comunicação, sindicatos e movimentos interessados em popularizar um assunto que impacta toda a população.
“O objetivo é traduzir em linguagem de fácil compreensão para que toda a população entenda o tema da tributação, instrumento fundamental para produzir justiça fiscal e social”, registra Aroeira, um entusiasta da campanha.
“O desenho de humor torna atrativo um tema considerado árido. E a personagem Niara explica de forma simples distorções fiscais que aprofundam as desigualdades e que precisam ser corrigidas”, observa o presidente do Instituto Justiça Fiscal e um dos coordenadores da campanha, Dão Real Pereira dos Santos.

Entre os itens mais graves apontados está o fato dos mais pobres pagarem mais tributos do que os ricos. A não cobrança do Imposto sobre Grandes Fortunas e a isenção dos lucros e dividendos distribuídos para donos e sócios de empresas - onde estão altos salários - enquanto quem ganha mais de dois salários mínimos já paga imposto de renda estão entre os temas recorrentes.

A campanha Tributar os Super-Ricos é promovida por mais de 70 organizações nacionais e já disponibizou um conjunto de projetos ao Congresso Nacional para fomentar as mudanças. “O tema tributário deve fazer parte do cotidiano das pessoas porque é fator decisivo para um país mais justo”, completa o auditor fiscal. As tirinhas são publicadas todas as sextas-feira nas redes sociais da campanha e também estão disponíveis integralmente no site www.ijf.org.br/niara.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário