06 de maio, de 2024 | 14:00
Reforma Tributária é tema de oficina em Coronel Fabriciano
Divulgação
Encontro reuniu prefeitos e representantes de diversos municípios da região para debater os textos leis complementares para a regulamentação da Reforma Tributária
![Encontro reuniu prefeitos e representantes de diversos municípios da região para debater os textos leis complementares para a regulamentação da Reforma Tributária](./images/noticias/115425/mn_20240506150533_x6iPDxCYKS.jpg)
Com o tema Reforma Tributária em foco, a Confederação Nacional de Municípios (CNM)” promoveu em Coronel Fabriciano, segunda-feira (6), uma oficina para debater e colher propostas sobre os textos das leis complementares para a regulamentação da Reforma Tributária. Conforme o governo local, prefeitos, secretários, procuradores e servidores das administrações do Vale do Aço e demais municípios da região participaram do encontro, que teve o apoio da Prefeitura e da Associação Mineira dos Municípios (AMM).
O objetivo do Municípios em Foco: CNM e a Reforma Tributária” é orientar sobre as principais mudanças no sistema tributário nacional pela promulgação da Reforma Tributária, e dos pontos de atenção necessários para a regulamentação e para enfrentamento no Congresso Nacional pelos municípios.
O prefeito de Fabriciano, Marcos Vinicius, presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e 1º vice-presidente da CNM, deu boas-vindas aos presentes. Em sua fala, ele destacou a relevância do debate, considerado prioritário pelos municipalistas e de grande impacto na vida da sociedade, com destaque para as Prefeituras.
A Reforma Tributária já foi aprovada e agora tem todo um arcabouço de leis complementares e importantes que impactam no dia-a-dia do município. Por isso a importância deste projeto, do debate, que é apresentar o que a CNM já avançou na elaboração dos projetos de Leis Complementares e também dar a oportunidade para que os municípios possam opinar”, resume Dr. Marcos Vinicius.
Oficinas similares estão acontecendo em todas as regiões do Brasil, com o apoio das diversas associações municipalistas estaduais. No total, serão mais de 50 encontros, sendo cinco deles em Minas Gerais. Fabriciano foi escolhida para sediar o encontro da Região do Vale e para abrir o calendário de oficinas da CNM no Estado.
Pauta municipalista
A oficina foi aberta pela analista de Finanças da CNM, Flávia Salvador, que enfatizou a importância de os municípios se envolverem ativamente na pauta da Reforma Tributária, contribuindo com propostas e demandas que reflitam a realidade e os reais interesses da população. O Presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, participou do evento por meio de vídeo.
A CNM começou este projeto que precisa ser amplamente divulgado, os municípios fizeram parte do processo com sugestões para a elaboração das leis complementares que estão sendo levadas para o Congresso Nacional. E agora, numa etapa mais política, os municípios precisam se mobilizar em defesa de uma Reforma Tributária que de fato represente o municipalismo brasileiro”, convoca a analista de Finanças, Flávia Salvador.
Na oficina, foram tratados temas como fiscalização, distribuição de recursos, alíquotas de impostos como IPVA, ITBI e IPTU, período de transição para as novas normativas e o papel das administrações tributárias municipais.
Reforma tributária
A Confederação Nacional dos Municípios defende uma reforma no sistema tributário que tenha o objetivo de simplificar e promover uma tributação equitativa, com a substituição de determinados tributos (IPI, ICMS, ISS, PIS e Cofins) por um imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, composto pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Após a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 132/2023, a CNM voltou seus esforços para assegurar a ampla participação popular, por meio dos prefeitos dos municípios federados, nas definições dos textos das leis complementares. Segundo a CNM, mais de 60 pontos ficaram para serem definidos através de leis complementares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]