02 de maio, de 2024 | 15:17
Nova remessa da vacina contra dengue chega aos municípios da região nesta quinta e sexta-feira
Divulgação
Municípios que recebem a vacina pela primeira vez devem divulgar locais de vacinação em breve
Por Mtheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Pouco mais de 8 mil doses da vacina Qdenga, aplicadas contra a dengue, serão entregues a 23 municípios dos Vales do Aço e Rio Doce, que fazem parte das Microrregiões de Saúde de Ipatinga e Coronel Fabriciano, nesta quinta (2) e sexta-feira (3).
A informação foi confirmada pela reportagem do Diário do Aço junto a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano.
A pasta informou que os imunizantes chegaram na região na última terça-feira (30/4).
O município que receberá mais doses inicialmente é Ipatinga: 3.507. Coronel Fabriciano terá direito a 1.036 doses, Timóteo 764 e Santana do Paraíso 701. Veja a lista completa ao final da reportagem.
Vale ressaltar que não haverá alteração no esquema vacinal. O imunizante será aplicado em crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. No mês de abril, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica orientando os municípios com vacinas com vencimento no dia 30/4 (terça-feira) a ampliarem o público-alvo de imunização para as pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, as doses disponibilizadas aos municípios mineiros têm a menor data de vencimento para 30/6, e não se aplica ao alerta da pasta.
Até o dia 23/4, haviam sido aplicadas apenas 1.134 doses nos municípios de Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Córrego Novo, Dionísio, Jaguaraçu, Marliéria, Pingo-d'água e Timóteo
Critérios
De acordo com o governo federal, a distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais: Ranqueamento das regiões de saúde e municípios; quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante); cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que é fundamental que estados e municípios acompanhem as notas técnicas que serão elaboradas a cada envio.
Número inicial de doses distribuídas aos municípios:
Ipatinga: 3.507
Santana do Paraíso: 701
Ipaba: 271
Naque: 115
Belo Oriente: 410
Joanésia: 58
Braúnas: 61
Mesquita: 77
Bugre: 64
Dom Cavati: 70
Periquito: 117
Açucena: 131
São João do Oriente: 105
Iapu: 171
Coronel Fabriciano: 1.036
Timóteo: 764
Pingo-d'Água: 53
Antônio Dias: 93
Marliéria: 46
Santa Maria de Itabira: 98
Jaguaraçu: 29
Dionísio: 58
Córrego Novo: 28
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]