29 de abril, de 2024 | 10:19

Timóteo completa 60 anos com destaque no IDH e renda per capita

Divulgação
Cidade possui alto índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida elevada em mais de 144 km² de território, sendo 18 km² de área urbanaCidade possui alto índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida elevada em mais de 144 km² de território, sendo 18 km² de área urbana

Timóteo completa seis décadas com uma população de 81.579 pessoas (Censo Ibge 2022) e densidade demográfica de 565,03 habitantes por quilômetro quadrado. O PIB per capita é estimado em R$ 61.482 e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,770.

O município conhecido nacionalmente como “capital do inox”, desde a década de 1990, devido ao aço especial de qualidade produzido pela siderúrgica local que está presente em diversos artigos do dia a dia das cidades e das pessoas, é considerado estratégico na formação histórica, social e cultural da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Atualmente, possui alto índice de desenvolvimento humano e qualidade de vida elevada em mais de 144 km² de território, sendo 18 km² de área urbana, com população estimada em 81.579 habitantes (Censo IBGE/2022).

Em 1831, trazendo inúmeros escravos e familiares, chegou à margem do rio Piracicaba, onde hoje se localiza o bairro Alegre, o alferes Francisco de Paula e Silva Santa Maria, adquirindo terras de Felício Moreira. Ele ativou a exploração agrícola e pecuária e sua fazenda do Alegre viria a se tornar um importante porto. Sua esposa Teodora Umbelinda da Cunha e filhos, todos fazendeiros, cooperavam com o progresso local.

Em 1944, nasceu a Companhia Aços Especiais Itabira – Acesita (atual Aperam) - instalada no local então chamado Timotinho, e que atualmente se mantém como uma das maiores empresas produtoras de aço inoxidável das Américas.
Elvira Nascimento
O município é conhecido nacionalmente como ''capital do inox'', devido ao aço especial produzido pela siderúrgica localO município é conhecido nacionalmente como ''capital do inox'', devido ao aço especial produzido pela siderúrgica local


Origem do nome
As terras que deram origem a Timóteo foram desmembradas do distrito de Jaguaraçu, do então município de São Domingos do Prata, posteriormente subordinado ao município de Antônio Dias e, depois, a Coronel Fabriciano. A emancipação política e administrativa de Timóteo ocorreu simultaneamente à de Ipatinga, no dia 29 de abril de 1964. A origem da denominação “Timóteo” é controversa. Uma das versões atribui ao sobrenome de um tropeiro que teria se instalado na localidade, onde abriu uma venda que se tornou um importante ponto de referência, ficando conhecida também como “Paragem do Ribeirão do Timóteo”. Outra versão refere-se a um desbravador que teria decidido homenagear um sobrinho europeu, de nome Timóteo.

O município possui cerca de 35% de sua área protegida pelo Parque Estadual do Rio Doce, que constitui a maior reserva contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais. Tradições como o artesanato, as escolas de samba carnavalescas e o congado se destacam na cidade, da mesma forma que atrativos como o Pico do Ana Moura; a Igreja São José Operário, construída pela antiga empresa para a celebração das atividades religiosas dos fiéis da vila operária; e as praças 29 de Abril e 1º de Maio, que estão entre as principais áreas de lazer e de promoção de eventos da região. Além disso, a atual companhia controladora da fábrica siderúrgica mantém a tradição com apoio ao centro cultural da Fundação Aperam Acesita, equipado com teatro, museu da empresa e áreas destinadas a exposições, cursos e aulas de artes, incluindo a programação de oficinas culturais em escolas e áreas públicas.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ronei Almeida

30 de abril, 2024 | 12:09

“Com este alto IDH, fica a pergunta, com uma saúde extremamente deficitária, qual seria a lógica para este IDH?”

Zé Doido

29 de abril, 2024 | 21:55

“Uma cidade das mais poluídas do Brasil ou uma cidade com alto nível de IDH?
Algo errado não pode estar certo.”

Jaime

29 de abril, 2024 | 18:38

“Ha pouco tempo saiu uma pesquisa timoteo umas Das cidade mais poluida do brasil . Agora vejo esta reportage com bom IDH .”

Eu Eu Mesmo e Irene

29 de abril, 2024 | 11:34

“E poluição. A cidade é uma das mais poluídas do Brasil.”

Envie seu Comentário