28 de abril, de 2024 | 10:30

Campanha Abril Verde reforça necessidade da segurança e saúde no trabalho para prevenção de acidentes

Divulgação
Cerest realizou palestras orientando os trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalhoCerest realizou palestras orientando os trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

A prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, assim como a conscientização dos empregadores e trabalhadores, são os pontos principais discutidos na campanha Abril Verde. O movimento nacional atua na conscientização dos trabalhadores, empregadores e da população sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Em Ipatinga, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) oferece suporte técnico, educação continuada, coordenação de projetos de assistência, prevenção, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores em sua área de abrangência, com um papel de apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador.

O engenheiro de segurança do Cerest de Ipatinga, Rômulo Dias de Carvalho, reforça que o centro está inserido na campanha Abril Verde, incentivando a cultura de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST) por meio de iniciativas, ações educativas, vigilâncias em saúde do trabalhador com objetivo de melhorar as condições de trabalho e diminuir os riscos de acidentes laborais.

“Este é um momento de conscientização para trabalhadores e empregadores acerca dos riscos de acidentes e doenças ocupacionais e uma data para defender o trabalho decente, seguro e saudável”, ressaltou.

Estatísticas de Acidentes
Conforme repassado pelo Cerest, Estatística de Acidentes Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), ferramenta criada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT Brasil), apontam que entre 2020 e 2022 foram registradas 4.207 Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) no município de Ipatinga.

Em memória das vítimas
O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu a mesma data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário