
27 de abril, de 2024 | 06:00
Prazos do edital da BR-381 permanecem os mesmos, afirma deputado
Arquivo DA
Segundo Celinho Sintrocel, anúncio das obras está previsto para ocorrer até os primeiros dias do mês de maio

O cancelamento repentino do edital das obras dos lotes 8-A e 8-B da BR-381, trecho que liga Belo Horizonte a Caeté, causou surpresa e preocupação ao deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB). Diante dessa situação, o parlamentar agiu rapidamente em busca de esclarecimentos e possíveis medidas a serem tomadas para resolver o impasse, conforme divulgado por sua assessoria de comunicação.
"Minha primeira reação foi de espanto. Afinal, não tem 20 dias que o ministro Alexandre da Silveira e o ministro dos Transportes, Renan Filho, estiveram aqui e se comprometeram com as obras. Rapidamente, entrei em contato com diversos órgãos do governo federal, como a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que é o responsável pelas obras", comentou o deputado.
Em seguida, ele esclareceu: "Aproveito a oportunidade para esclarecer o que aconteceu: o ministro do Transportes queria antecipar o anúncio do edital das obras. Mas alguns detalhes técnicos impediram a antecipação do anúncio". Celinho ressaltou ainda que, segundo as autoridades contatadas, não houve anúncio oficial de cancelamento e que não há intenção de cancelar o edital das obras naquele trecho da rodovia BR-381.
Celinho informou que o edital segue o seu ritmo predeterminado, com todos os prazos preestabelecidos mantidos, e que o anúncio das obras está previsto para ocorrer até os primeiros dias do mês de maio. Ele também lembrou que o valor previsto de R$ 350 milhões para o lote 8-A permanece inalterado.
Quanto à situação da concessão, o parlamentar explicou que o edital de concessão passou recentemente por uma análise detalhada do ministro Antonio Anastasia, do Tribunal de Contas da União (TCU), e que estão sendo feitos os últimos ajustes para lançar o edital de concessão do trecho que vai de Caeté a Governador Valadares. A previsão é que o edital seja publicado entre os meses de julho e agosto, com o leilão realizado no segundo semestre.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]