26 de abril, de 2024 | 05:00

PDDI da Região Metropolitana é aprovado em primeiro turno

Divulgação
Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 50/2020 é de autoria do deputado estadual Celinho SintrocelProjeto de Lei Complementar (PLC) n° 50/2020 é de autoria do deputado estadual Celinho Sintrocel

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, em primeiro turno e sem nenhuma emenda, o Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 50/2020, de autoria do deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana do Vale do Aço (PDDI-RMVA). As informações foram divulgadas pela assessoria de comunicação do parlamentar.

O PLC, aprovado por unanimidade no dia 24, recebeu o voto favorável de 50 deputados e foi encaminhado para a comissão de mérito, Assuntos Municipais e Regionalização (AMR), para uma segunda apreciação. Em seguida, voltará ao plenário para aprovação em segundo turno para depois seguir para a sanção do governador. “Vale destacar que o projeto já havia sido aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça, Fiscalização Financeira e Orçamentária e na própria AMR”.

O PLC teve a sua elaboração conduzida pela Agência Metropolitana do Vale do Aço (AMVA) e envolveu profissionais de várias áreas do Unileste, de diversas secretarias e órgãos do Estado e dos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. Na sua feitura, foram ouvidos diversos segmentos da sociedade civil e setores sociais da região.

“Sancionado, o PDDI da RMVA será o terceiro a ser implantado no país. Até agora, só existem planos como este na Grande Vitória, no Espírito Santo e no Vale do Rio Cuiabá, em Mato Grosso. O PDDI-RMVA será o primeiro de Minas Gerais, já que a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) luta há mais de 10 anos para aprovar o seu”, apontou Celinho.

O PDDI é um plano de desenvolvimento metropolitano que busca integração e sustentabilidade, promovendo justiça social e ambiental. Define instrumentos para reorganizar espaços urbanos, melhorar a qualidade de vida e coordenar o crescimento regional. Auxilia administrações municipais na prestação de serviços comuns, ordenação do território e atração de investimentos para gerar empregos. Permite ações conjuntas em áreas como educação, habitação, saúde e transporte, visando atender às necessidades dos municípios da Região Metropolitana.

“O PPDI é uma prioridade do meu mandato. Já conversei com o presidente da Assembleia, com os líderes dos blocos e com vários deputados. Todos já estão sabendo da importância do projeto para o Vale do Aço e se comprometeram a ajudar na sua aprovação também no 2º turno. Estou muito esperançoso que vamos aprovar nosso PDDI ainda no primeiro semestre”, destacou Celinho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário