28 de abril, de 2024 | 06:00

Crise azul

Fernando Rocha

O Cruzeiro tem um jogo importante neste domingo, às 16h, no Mineirão, contra Vitória-BA, atual campeão baiano e que retorna à Série A nesta temporada, muito bem dirigido pelo mineiro Léo Condé.

Será o reencontro em casa do time celeste com a sua torcida depois dos últimos maus resultados, sobretudo na Copa Sul-Americana.

Para piorar, uma crise interna tomou conta da SAF azul, alvo de um bombardeio de críticas por parte da imprensa e da torcida, desde que o time perdeu o título mineiro para o maior rival e em seguida tropeçou na Sula.

Pressionado de todos os lados, o diretor de futebol, Pedro Martins, que chegou ao clube juntamente com Ronaldo Fenômeno e a SAF, aceitou proposta do Vasco da Gama e deixou o clube para ocupar o lugar do recém-demitido pelo cruzmaltino, Alexandre Mattos.

Para substituir Martins, foi designado o funcionário mais graduado do futebol na holding do Fenômeno, Paulo André, que deixou o Valladolid na Espanha para tentar apagar este incêndio que só poderá será debelado a partir da volta dos bons resultados, a começar por uma vitória hoje sobre o rubro-negro baiano.

Altos e baixos
Não acho que Pedro Martins em sua passagem pelo Cruzeiro foi um mau diretor de futebol, ou que só fez bobagens, pois nada disso é verdade.

As metas traçadas ele as cumpriu: o time subiu para a Série A com o pé nas costas; ano passado dispensou praticamente todo o elenco e montou outro time para disputar a Série A, passou um certo sufoco no final, mas terminou a competição no meio da tabela e conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana, o que fez o Cruzeiro retornar ao cenário do futebol continental, algo que não acontecia desde 2018.

Mas a expectativa é muito diferente da realidade atual dos dirigentes da SAF/Cruzeiro, que não têm por objetivo investir pesado na contratação de jogadores e figurar entre os postulantes a títulos.

Quem gosta de times fortes e títulos é a imprensa e a China Azul, que continuam iludidos e ligados ao passado de glórias do clube, sem enxergar ou reconhecer que com a atual gestão da SAF de Ronaldo Fenômeno, que visa o lucro em primeiro lugar, o Cruzeiro terá sempre um elenco limitado para, no máximo, sonhar em não ser novamente rebaixado, ou figurar como coadjuvante nas competições de mata-mata.

FIM DE PAPO

O que se sabe de bastidores é que o agora ex-diretor de futebol do Cruzeiro, Pedro Martins, era muito mal avaliado internamente pelas péssimas entrevistas que tornaram estremecidas a sua comunicação com a torcida e respingava na atual diretoria. Ronaldo Fenômeno e sua equipe estavam incomodados com isso e não fizeram muita questão de segurá-lo, quando ele revelou a proposta e a vontade de se transferir para o Vasco da Gama.

Uma informação divulgada pelo jornalista Jorge Nicola, na 98 FM/BH, se confirmada, irá agradar em cheio a China Azul. Desde que o ídolo celeste Marcelo Moreno disse, em entrevista à mesma 98 FM/BH, sobre o interesse do empresário e mecenas do clube, Pedro Lourenço, o Pedrinho BH, em comprar a maioria das ações e se tornar dono do Cruzeiro, o assunto vem rendendo nos bastidores.

As negociações com Ronaldo Fenômeno estariam adiantadas e perto de serem concluídas. Pedrinho BH, torcedor azul apaixonado, faria um aporte maior no futebol para fazer do Cruzeiro, novamente, um protagonista e capaz de disputar na cabeça as principais competições nacionais e continentais. Neste caso, segundo o bem informado jornalista, seu treinador seria Vanderlei Luxemburgo e o diretor de futebol, Alexandre Mattos, que ocupa atualmente o cargo no América.

Diante das pressões que vinha recebendo pela falta de bons resultados do time, a proposta do Vasco da Gama nas mãos, além da possibilidade iminente de perder o emprego, caso a SAF atual do Cruzeiro troque de mãos, Pedro Martins se sentiu motivado a pedir demissão e a trocar de ares. Pegou as malas e agora vai tocar os projetos de outra SAF no Vasco da Gama, que atualmente investe muito mais no futebol do que o Cruzeiro e onde terá melhores condições para agir no mercado, fugindo do miserê vivido hoje no Cruzeiro de Ronaldo Fenômeno. “Há momentos na vida em que o homem tem que virar dragão ou acaba apanhando papel no meio da rua”. Nelson Rodrigues.(Fecha o pano!)

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário