27 de abril, de 2024 | 07:00
Artesãs utilizam matéria-prima sustentável no Agregando Arte
Coleções de biojoias, peças de decoração, artigos religiosos, potes, cachepôs, telas pintadas com tintas sustentáveis, todos feitos de agregado siderúrgico, coproduto gerado pela indústria na fabricação de aço. As peças compõem as criações das artesãs do projeto Agregando Arte, que estão em exposição no Foyer do Centro Cultural Usiminas. A mostra foi lançada na noite da última quarta-feira (24) e pode ser visitada gratuitamente até o dia 10/5.O projeto Agregando Arte é realizado pela artista plástica e diretora artística Rosane Dias, com patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A iniciativa promoveu uma capacitação técnica voltada para mulheres, durante oito meses, com o objetivo de incentivar o posicionamento profissional, a geração de trabalho e renda e a economia criativa na região.
Conexão com a região
O meu primeiro contato com a arte foi no curso do Agregando Arte. E para minha surpresa me descobri como artista, capaz de produzir obras e fazer arte com uma matéria-prima desconhecida e sustentável. São tantas as possibilidades que o agregado traz que estamos encantada”, descreveu Tatiane Lacerda, artesã formada pelo projeto em Ipatinga.
O agregado siderúrgico tem grande conexão com o Vale do Aço, em função da Usiminas. Eu queria muito conhecer e aprender a trabalhar com o material e estou encantada. É uma matéria-prima que recebe bem as imagens que queremos. Cada peça conta nossa história. Fazer a coleção foi emocionante”, declarou Mônica Valóide, artesã participante do curso Agregando Arte.
O diretor de Relações Institucionais da Usiminas, André Chaves, salientou a importância do projeto que une qualificação profissional e economia criativa por meio da arte. A iniciativa está conectada às ações da Usiminas voltadas para o crescimento das comunidades onde estamos presentes. A capacitação recebida proporciona novas perspectivas de vida para as participantes nos campos do empreendedorismo e da criatividade”, frisou.
Caminho das pedras
Segundo Rosane Dias, o desenvolvimento da exposição partiu do resgate da identidade de cada aluna para a composição de peças autênticas”. Trabalhamos intensamente para que cada uma se apropriasse de suas memórias afetivas, vivências e saberes. Esse processo criativo contribuiu para estruturar e desenvolver linhas de pensamento, com conceitos mais sólidos e realmente valiosos, gerando um amplo repertório que foi aplicado na criação das coleções expostas na exposição”, revelou.
Para a curadora da exposição do Agregando Arte, Mary Figueiredo Arantes, a nova utilização do agregado siderúrgico é como uma oferenda da multiplicação. Saem do curso mulheres com novos horizontes, capacitadas a gerar trabalho e renda através da arte. Descobriram no coproduto a possibilidade de fazer com ele uma liga, amálgama, argila contemporânea. A exposição se potencializa com objetos em escalas diminutas, de forma grandiosa. Criamos trilhas para que todos percorram o caminho das pedras até chegar ao pó, até peneirar o que se tornou o ouro da bateia, a magia da criação”, frisou Mary.
Para aprender a utilizar o agregado siderúrgico como matéria-prima, as artesãs participaram de aulas e atividades teóricas e práticas, sempre estimuladas a relacionar o agregado siderúrgico com a cultura local, para criar produtos artesanais originais e sustentáveis.
O curso trouxe abordagens que vão desde a identificação com a cultura e a identidade territorial, passando pelas técnicas de preparação, pigmentação e utilização do agregado siderúrgico, sensibilização para o design até a parte do empreendedorismo. Em parceria com o Sebrae Minas, também, foi oferecido treinamento de controle financeiro, atendimento ao cliente e marketing digital.
SERVIÇO
Exposição Agregando Arte
Até 10 de maio de 2024
Foyer do Centro Cultural Usiminas - Ipatinga/MG
Visitação gratuita de terça a sábado, de 12h às 20h
Agendamento de visitas mediadas pelo WhatsApp (31) 98437-3330
Informações: www.agregandoarte.com e Instagram @agregando_arte
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]