26 de abril, de 2024 | 08:00

Em abril, RMVA já registrou 30 denúncias de violência contra pessoas com deficiência

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ipatinga é o município com o maior número de denúncias contra pessoas com deficiênciaIpatinga é o município com o maior número de denúncias contra pessoas com deficiência
Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
No mês de abril, que termina na próxima terça-feira, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) já registrou 30 denúncias a respeito de violência contra pessoas com deficiência. Elas foram acolhidas pelo canal Disque 100 e registradas no painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do governo federal.

Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, Ipatinga é o município com o maior número de registros. No total, há 15 denúncias, que envolvem 83 violações que contêm relação com integridade, violência institucional, direitos sociais e igualdade. Como, por exemplo, negligência de saúde, maus-tratos, discriminação e ameaça.
Já em Coronel Fabriciano, cinco denúncias foram registradas até o momento, contendo entre elas 63 violações. Nesse caso, elas estão relacionadas a integridade, direitos civis e políticos e direitos sociais.

Em Timóteo, oito denúncias aparecem com registro no painel de dados da ONDH, com 44 violações. Os principais motivos apresentados são agressão, exposição a risco e negligência de saúde.

Santana do Paraíso, por sua vez, apresenta somente duas denúncias com cinco violações até o momento. Um dos principais motivos da denúncia consiste na violência, que pode ser tanto física quanto psíquica.

Disque 100
O Disque Direitos Humanos - Disque 100 recebe demandas relacionadas ao ferimento de direitos humanos, como é o caso de violações dos direitos de pessoas com deficiência.

Ao receber a denúncia, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania faz a análise e aciona os órgãos de proteção. Há, ainda, a possibilidade de flagrante.

O atendimento funciona 24 horas por dia, todos os dias, incluindo fim de semana e feriados. Para acionar o serviço, basta fazer a discagem direta por meio de telefones fixos ou móveis. Não é preciso arcar com qualquer custo, visto que se trata de um serviço gratuito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lei

28 de abril, 2024 | 00:22

“Isso acontece até mesmo em locais onde os direitos das pcds,deveriam ser resguardado. Ex: UBS do bairro Novo Tempo, a gerente solicitou enfaticamente q a mãe retirasse a criança com TEA,devidamente identificada de dentro da unidade pois se sentiy incomodada com a criança.”

Envie seu Comentário