25 de abril, de 2024 | 11:29

4 dicas certeiras para fazer um currículo online

Elaborar um currículo online para obter sucesso no processo seletivo requer estratégia. Para alcançar a vaga desejada, siga essas dicas

Está precisando criar um currículo online e não tem ideia por onde começar? Com o crescente uso da tecnologia, muitas mudanças vêm acontecendo, inclusive no processo de recrutamento e seleção. Hoje, muito mais do que destacar as experiências, habilidades e conhecimento, os candidatos precisam saber como usar a internet a seu favor.
Tendo como função apresentar sua trajetória profissional, um currículo bem elaborado é um diferencial na hora de conquistar uma oportunidade.

Na era da tecnologia, um currículo online é o elo entre candidatos e empresas. Por isso, separamos 4 dicas certeiras de como fazer currículo online:

1. Atenção a estética de seu currículo online


Para um currículo de sucesso, o primeiro passo é definir o modelo que será usado. Muitos profissionais, por não saber como construir o documento de maneira atrativa, acabam tendo bloqueios.
Mesmo que saibam quais habilidades e conhecimentos devem enfatizar, é o design que acaba sendo a maior preocupação.

De fato, a estética precisa ser agradável para que você consiga passar uma boa impressão. Usar um gerador de currículo online potencializa as chances de isso acontecer. Afinal, proporciona que a leitura seja fácil e agradável, enfatizando pontos decisivos para a contratação.
Cores, fontes, tamanho das letras e do documento são itens fundamentais para que a estrutura do currículo online seja adequada.

Como estamos em um mundo acelerado, usar símbolos, listas com marcadores e linhas para separar seções ou informações, favorecem a leitura e a compreensão. Apenas com uma passada de olho o recrutador consegue absorver pontos-chave do seu currículo online.

Procure manter um visual limpo, aderindo às fontes clássicas na cor preta. Para destacar pontos, use o negrito ou cores sutis. No entanto, evite o uso desenfreado de itens que podem gerar poluição visual. E, confira se todo o arquivo segue o mesmo padrão antes de enviar aos recrutadores.


2. Currículo online precisa incluir palavras-chave relevantes


O uso de palavras-chave vem se tornando cada vez mais pertinentes na hora de construir um currículo online. Muito se deve porque, na primeira etapa do processo seletivo, os currículos estão sendo selecionados por robôs.

Visando praticidade e aceleração, as empresas têm adotado softwares de Inteligência Artificial para identificar palavras e termos específicos. Por isso, é importante conferir o que a vaga pede e incluir elementos condizentes.

É claro que essa etapa é apenas uma varredura inicial, principalmente quando se trata do currículo online. Sempre será necessário que um humano confira qual candidato é mais adequado para a oportunidade em questão.

Para que seu currículo online seja captado pela tecnologia, inclua itens semelhantes em diferentes campos.
Por exemplo, se a vaga fala sobre design gráfico com habilidades com as ferramentas Adobe, coloque isso em suas experiências profissionais. Assim como, inclua o termo “Adobe” em suas habilidades e conhecimentos, dando enfoque para as ferramentas em si, como “Photoshop” ou “Illustrator”.

Usar elementos semelhantes faz com que seu currículo seja facilmente notado por robôs ou outras tecnologias.
Aproveite para usar a IA e outros programas para tornar seu currículo mais atrativo. Essa estratégia faz com que o currículo online se destaque dentre os vários documentos recebidos diariamente.

3. Adeque o currículo para cada oportunidade


Assim como cada empresa é única, cada oportunidade em aberto possui exigências específicas. Dessa forma, é essencial que seu currículo online esteja adequado para cada processo de seleção ao qual será enviado.
Lembre-se de personalizar seu objetivo profissional, e elencar as qualificações, habilidades e conhecimentos de acordo com os requisitos da vaga. Obviamente que essa adaptação precisa ser condizente com o seu perfil e histórico profissional.

Por isso, estude bem o que está sendo exigido ou buscado pela empresa recrutadora e analise, no seu perfil, quais diferenciais pode elencar para comprovar que você é a pessoa perfeita para ocupar aquela posição.
E uma dica extra: mantenha seu currículo atualizado! Muita gente aproveitou a quarentena para renovar o documento e, desde então, não trabalhou mais nele. Isso é um erro: atualização constante permite se cadastrar rapidamente em vagas atrativas que surgem a qualquer momento.

4. Destaque o que for essencial, mas seja objetivo


Qualquer profissional que queira criar um currículo online deve entender que esse documento precisa ser estratégico. Ou seja, por mais que você queira elencar todos os seus feitos profissionais, a objetividade e clareza são o caminho para o triunfo.

Por isso, não se prolongue muito. Um resumo profissional, por exemplo, deve ter no máximo dois parágrafos. Essa delimitação é mais que suficiente para destacar experiências e conquistas da sua carreira.

Ao invés de listar todas as empresas ou cargos que exerceu, inclua apenas os principais e significativos para a vaga. Junto com as experiências anteriores, inclua os resultados alcançados ou diferenciais reconhecidos. Principalmente se forem quantitativos ou promoções e prêmios.

Procure incluir suas informações de modo hierárquico e cronológico: o que for mais importante fica primeiro.
É por esse motivo que no currículo online a estrutura segue com: dados pessoais, objetivos profissionais, experiências, formação acadêmica, habilidades e qualificações, e informações complementares.

Dica extra: use as ferramentas tecnologias para se conectar com os recrutadores


Por último, use os recursos tecnológicos para se conectar aos recrutadores ou encontrar oportunidades. As redes sociais são ótimas alternativas para aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista.

No entanto, é importante salientar que o uso deve ser adequado. Opte por redes sociais profissionais, como o LinkedIn, para se apresentar aos recrutadores.

E lembre-se, mais uma vez, de manter seu perfil atualizado, afinal, essa também é uma ferramenta que pode impulsionar seu currículo online.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário