22 de abril, de 2024 | 15:55

Quadrilha de estelionatários é alvo de operação policial

Divulgação PCMG
Veículos apreendidos na operação que resultou também na prisão de sete estelionatários Veículos apreendidos na operação que resultou também na prisão de sete estelionatários

Sete pessoas investigadas por envolvimento com uma quadrilha de estelionatários que agia em Minas Gerais foram presas. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22), pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Os mandados de busca, apreensão e prisão foram cumpridos em Belo Horizonte, Ibirité, Contagem e Ribeirão das Neves.

O delegado da PC, Gabriel Martins Araújo informou que o grupo falsificava documentos de identificação utilizando dados pessoais de vítimas, obtidos em plataformas de marketing de venda. Eles usavam fotos dos próprios membros e solicitavam a instituições bancárias a emissão de cartões de crédito.

“Eles faziam a solicitação via aplicativo bancário, enviando inclusive uma selfie. A partir disso, recebiam cartão de crédito e faziam a utilização indevida”, completa Araújo ao pontuar que os cartões eram utilizados em máquinas até mesmo em estabelecimentos - principalmente de fachada - dos próprios integrantes da organização criminosa. “Então eles recebiam enorme vantagem financeira”, observa.

Investigações
O trabalho investigativo ocorre há aproximadamente dois anos. O início das apurações começou no fim de 2021, quando uma pessoa que teve seus dados utilizados procurou a delegacia. A partir daí, foram identificadas mais de 30 vítimas residentes em Ibirité, além de dezenas na RMBH. “Vítimas relataram que foram surpreendidas com ligações ou cartas de cobrança”, conta o delegado.

No decorrer dos levantamentos, sete suspeitos de envolvimento no esquema foram identificados - três homens e quatro mulheres, com idades entre 30 e 40 anos - contra os quais foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão. A equipe policial, com o desdobramento das apurações, chegou a outros três alvos. Um dos suspeitos é procurado, enquanto os demais são investigados para posterior representação de cautelares à Justiça.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário