20 de abril, de 2024 | 07:30

Público-alvo da vacina contra dengue no Vale do Aço permanece de 10 a 14 anos de idade

Divulgação
Recomendação do Ministério da Saúde para ampliação da vacinação abrange cidades em que o imunizante vence este mês  Recomendação do Ministério da Saúde para ampliação da vacinação abrange cidades em que o imunizante vence este mês
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Os municípios do Vale do Aço e demais cidades mineiras que receberam a vacina Qdenga não irão ampliar o público-alvo de imunização para as pessoas de 4 a 59 anos, conforme nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde. Isso porque o documento determina que a extensão é válida para cidades que tenham doses com vencimento no próximo dia 30 de abril, o que não é o caso dos municípios mineiros.

Em nota enviada a pedido do Diário do Aço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, informou que “as doses disponibilizadas aos municípios mineiros têm a menor data de vencimento para 30/06/24”. Dessa forma, está mantida a estratégia de vacinação para o público de 10 a 14 anos de idade.

Quanto às doses aplicadas na região, até o momento foram o total de 1.140 nos municípios atendidos pela SRS de Coronel Fabriciano em crianças de 10 a 14 anos desde fevereiro de 2024, sendo 170 em Antônio Dias, 146 em Coronel Fabriciano, 44 em Córrego Novo, 99 em Dionísio, 53 em Jaguaraçu, 92 em Marliéria, 125 em Pingo-d'Água e 404 doses em Timóteo.

Vale lembrar que inicialmente foram entregues 5.411 doses para os oito municípios, sendo que 2.691 foram direcionadas para o município de Coronel Fabriciano, que recebeu a maior quantidade. Outras 1.967 doses foram para Timóteo, 128 para Pingo-d'Água, 215 para Antônio Dias, 118 para Marliéria, 73 para Jaguaraçu, 150 para Dionísio e 69 doses para Córrego Novo.

No dia 20 de março, Nísia Trindade, ministra da Saúde, informou que a pasta iria redistribuir as doses dos imunizantes não utilizados pelos municípios beneficiados. Ela explicou que terão prioridade nesse processo municípios que decretaram situação de emergência em razão da doença.

Em Minas Gerais, os locais que serão contemplados em abril serão: Betim, Brumadinho, Esmeraldas, São Joaquim de Bicas, Mateus Leme, Igarapé, Mário Campos, Juatuba, Florestal, Crucilândia, Rio Manso, Bonfim, Piedade dos Gerais, Uberaba, Sacramento, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Água Comprida, Delta, Verissimo, Uberlândia, Araguari, Prata, Tupaciguara, Cascalho Rico, Nova Ponte, Araporã, Monte Alegre de Minas e Indianópolis. Os municípios pertencem às regiões de Saúde de Betim, Uberaba e Uberlândia / Araguari.

A reportagem do Diário do Aço indagou a SES-MG quantos imunizantes foram retirados dos municípios que pertencem à regional de Saúde de Coronel Fabriciano para serem entregues a outras cidades, no entanto, a informação não foi repassada.

Casos de arboviroses na SRS
De acordo com o painel de monitoramento de casos administrado pela SES-MG, a regional de Saúde de Coronel Fabriciano contabiliza 30.863 casos confirmados de chikungunya e 16 óbitos: 1 em Vargem Alegre; 1 em Piedade de Caratinga; 2 em Timóteo, 2 em Inhapim; 3 em Coronel Fabriciano e 7 em Ipatinga.

Em relação à dengue, foram contabilizados 14.449 casos e cinco mortes: 2 em Coronel Fabriciano e 3 em Timóteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zé Doido

22 de abril, 2024 | 09:42

“Cadê as vacinas de Ipatinga???
Porque Ipatinga não está vacinando como os demais municípios do Vale do Aço???
Será que em Ipatinga não tem crianças / adolescentes com idades ente 10 e 14 anos???
Se não em engano, Ipatinga foi a cidade com o maior número de casos de Dengue do Vale do Aço, ou eu estou enganado?????????”

Envie seu Comentário