
19 de abril, de 2024 | 00:01
Orquestra de Viola faz show de música de raiz e de solidariedade
Solidariedade, tradição, viola caipira e música de raiz. Neste próximo sábado (20), o município de Ipatinga recebe o show da Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço em prol da reconstução do Santuário São Judas Tadeu, no bairro Canaãzinho, que desabou seu teto devido às chuvas intensas do final do ano passado. A orquestra traz em seu repertório músicas que exaltam a cultura sertaneja, em especial, a música de raiz. O espetáculo acontecerá no Parque Ipanema, a partir das 20h.Atualmente, a orquestra reúne cerca de 30 músicos que se dedicam à viola caipira, ao violão, à percussão, ao contrabaixo, ao canto e ao berrante, além do Maestro Mariano, coordenador do projeto, que rege toda a companhia. A apresentação vai contar, também, com a presença de convidados.
O espetáculo tem duração média de 150 minutos e apresenta canções que resgatam a nossa memória cultural e afetiva, retomando músicas sertanejas de meados do século XX até os dias atuais. As canções destacam em suas melodias o ponteio da viola caipira, instrumento utilizado por mestres da cultura popular como Tião Carreiro e Tonico e Tinoco, além do berrante, herança do Brasil Colonial.
Ação entre amigos
Atuante nos campos socioassistencial, a Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço se solidariza com a situação caótica que está a Comunidade São Judas Tadeu, no bairro Canaã, após a catástrofe ocorrida no final do ano que teve seu teto e parte das paredes destruídas devido às fortes chuvas”, informa a assessoria. Antes e durante o evento, será vendida uma Ação entre Amigos com o objetivo de arrecadar fundos para a reconstrução. Cada bilhete custará R$ 20 e quem adquirir concorrerá a uma cama box e uma TV de 55 polegadas. Assim, além de ajudar a comunidade, a pessoa ainda concorrerá a prêmios. Ao final do show acontecerá o sorteio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]