CADERNO IPATINGA 2024

15 de abril, de 2024 | 16:19

Embora não seja obrigatório na região, Justiça Eleitoral incentiva o cadastro biométrico

Wilson Dias/ABR
Conforme a JE, a biometria ajuda o eleitor a ser identificado com mais segurança nas urnas eletrônicasConforme a JE, a biometria ajuda o eleitor a ser identificado com mais segurança nas urnas eletrônicas

Desde o ano de 2017, os eleitores do Vale do Aço podem fazer o seu cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. Porém, dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que, até o início deste mês de abril, apenas 52% do eleitorado de Coronel Fabriciano já tinham feito a biometria. Diante deste cenário, o cartório eleitoral de Coronel Fabriciano convida as pessoas a fazerem a biometria, conforme comunicado da assessoria de comunicação.

A situação das outras cidades do Vale do Aço não é diferente e todas estão enfrentando pouca procura pelo cadastramento biométrico: 49% em Timóteo e apenas 42% em Ipatinga e Santana do Paraíso.

Em todo o país, entretanto, mais de 80% dos eleitores já se cadastraram biometricamente.

Embora o cadastro ainda não seja obrigatório para as cidades do Vale do Aço, a Justiça Eleitoral de Minas Gerais incentiva o eleitor a fazer a biometria o quanto antes, a fim de se evitar longas filas e, principalmente, para ser identificado com mais segurança nas urnas eletrônicas.

Todo o procedimento é simples, rápido e gratuito. Para agilizar, o eleitor pode ligar para o número 148 e agendar dia e horário para comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo munido de seu documento oficial de identificação, CPF e do comprovante de residência. Não é necessário levar fotos ou cópias de documentos.

Os Cartórios Eleitorais de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo estão atendendo todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão. Lembrando que a data-limite para a coleta biométrica neste ano eleitoral será o dia 8 do próximo mês de maio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário