15 de abril, de 2024 | 15:50
Fabricianense precisa de doação de sangue para se submeter a cirurgia de coração
Maria da Piedade de Melo Teixeira, de 69 anos, moradora do bairro Morada do Vale, em Coronel Fabriciano, enfrenta sopro no coração e obstrução na válvula mitral. Devido a isso, ela passará por uma cirurgia complexa nesta quarta-feira (17), para troca de válvula cardíaca, por isso precisa de doações de sangue até a realização da operação.
Maria conta à reportagem do Diário do Aço que há cerca de 16 anos, após seu diagnóstico, fez a primeira troca da válvula, e a durabilidade para a medicina era de 10 a 12 anos. No ano que passou, a válvula venceu.
Agora, em 2023, com 14 anos e 8 meses, ela deu o sinal de vencida. Dessa forma, eu procurei o cardiologista, fiz o exame específico e ele constatou que já estava vencida e precisaria da troca. Assim, dei andamento junto com o médico, com todos os exames necessários”, explica.
Ela também conta que esse processo é importante para ter uma qualidade de vida melhor, e suas participações em atividades físicas foram suspensas pelo médico assim que a necessidade de troca de válvula foi detectada.
Todos os exames que fiz foram indicados por um cardiologista e feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em novembro, fiz um último exame com cateterismo e exames de laboratório. Agora, há a necessidade desta cirurgia. Venho sentindo cansaço, junto com sintomas de falta de ar”, conclui.
Doação de sangue
Visto que se trata de um procedimento cirúrgico de complexidade, Maria da Piedade necessita de doação de sangue.
As doações podem ser feitas na unidade I do Hospital Márcio Cunha (HMC), situada na avenida Engenheiro Kiyoshi Tsunawaki, número 41, no bairro Das Águas, em Ipatinga.
É possível fazer o agendamento pelos telefones (31) 9 8480-8199 ou (31) 9 9686-1060.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]