14 de abril, de 2024 | 07:00

Mineiros e capixabas fazem imersão de cinema em Guarapari

Fotos: Instituto Marlin Azul/Divulgação
Durante 15 dias, as autoras e os autores selecionados vão aprender a transformar as suas histórias em filmesDurante 15 dias, as autoras e os autores selecionados vão aprender a transformar as suas histórias em filmes
O que é preciso saber para transformar uma história em filme? A partir deste fim de semana e até 28 de abril, os dez autores e autoras selecionados pelo concurso de histórias que viram filmes do Curta Vitória a Minas III farão descobertas que os levarão a transformar o que escreveram em uma ficção ou em um documentário de curta-metragem. A imersão de 15 dias ministrada por profissionais do cinema acontece no Terraço, localizado no alto do Morro da Bica, em Perocão, na Zona Norte de Guarapari (ES).

A oficina audiovisual reune autores vindos de Ibiraçu, João Neiva e Colatina, no Espírito Santo, e de Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais. Os participantes aprenderão noções fundamentais sobre roteiro, direção, direção de arte, produção, fotografia, som, montagem, finalização, cinema de grupo, mobilização comunitária e direitos autorais.

As aulas são nos turnos da manhã e da tarde, combinando atividades expositivas e práticas, exercícios de sensibilização do olhar e da escuta, experimentações de um set de filmagem e muita troca de vivências. À medida em que compartilha dúvidas e aprendizados, cada autor(a) vai construindo o roteiro, o plano de produção e o plano de filmagem para a história que contou.

Ao final da imersão, eles retornarão para as suas cidades de origem para organizar a pré-produção das filmagens, mobilizar outros moradores para as atividades técnicas e artísticas, escolher as locações, preparar os figurinos, buscar os objetos de cena, organizar os personagens. Durante as filmagens, os profissionais da fotografia, som e produção se juntarão ao autor(a) e à equipe local. Em seguida, o(a) autor(a) participará da montagem e da finalização do curta-metragem. Depois de prontos, os filmes serão lançados em telonas de cinema montadas em ruas e praças durante sessões gratuitas nas cidades envolvidas.

Contar histórias
Esta é a terceira edição do projeto que produziu 15 filmes na primeira edição, lançada em 2014, e 10 obras na segunda edição, lançada em 2022. O Curta Vitória a Minas é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul e do Ministério da Cultura. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.
Mais informações em contato com o Instituto Marlin Azul:
Telefone - (27) 3327-5009 | (27) 99872-3521
E-mail - [email protected]
Site Curta Vitória a Minas - www.curtavitoriaaminas.com.br
Site IMA - www.institutomarlinazul.org.br
Redes sociais - @institutomarlinazul
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário