14 de abril, de 2024 | 19:21

Conheça o Cenam, escola que atende estudantes com dificuldades de aprendizagem, deficiência visual e auditiva

Assista às entrevistas feitas com professores e estudantes do Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza (Cenam) em Ipatinga

Anderson Figueiredo
A escola fica situada no bairro Novo Cruzeiro, em IpatingaA escola fica situada no bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Localizado no bairro Novo Cruzeiro, o Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza (Cenam) é uma escola que atende alunos matriculados na rede municipal de ensino de Ipatinga, que apresentam transtornos e dificuldades de aprendizagem. Também são atendidos alunos com deficiência auditiva e deficiência visual no contraturno do ensino regular, que são estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O vídeo com as entrevistas feitas na escola está mais embaixo. Assista.

A faixa etária desses alunos é de 8 a 16 anos. Para os grupos de pessoas com deficiência visual e auditiva, a escola atende alunos que estão na educação básica, mesmo que em nível médio. Entretanto, é preciso que a rede de ensino a qual o estudante tem vínculo seja no município de Ipatinga. No grupo de alunos com deficiências visuais, também são atendidos adultos, sem vínculo em instituições de ensino.

Atendimento
Isabelly Quintão
Crianças com deficiência visual aprendem diversas disciplinas, como tecnologias assistivasCrianças com deficiência visual aprendem diversas disciplinas, como tecnologias assistivas

A diretora do Cenam, Karla Pinto Chaves, explica à reportagem do Diário do Aço que a escola recebe os alunos de segunda a sexta, no contraturno do ensino regular. “Eles são indicados pela escola de ensino regular, que nos sinaliza alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem. É feita uma avaliação pela equipe do Cenam para verificar o grau de dificuldade e posicionar o aluno no grupo que melhor o atenda. Temos quatro grupos com níveis de aprendizagem diferenciados, além dos grupos de AEE”, relatou.

Karla também ressaltou que a escola tem capacidade de atender, em média, 220 alunos por turno. “Em seus respectivos grupos, eles são subdivididos em quatro subgrupos de atendimento. Cada subgrupo fica com o número máximo de 14 estudantes, que são atendidos de forma mais individualizada e assertiva”, afirmou.

Componentes curriculares
Isabelly Quintão
O braille é um dos componentes curriculares da escolaO braille é um dos componentes curriculares da escola

Os estudantes são atendidos nos componentes curriculares de: alfabetização; matemática; psicopedagogia; psicomotricidade; meio ambiente; práticas interativas pedagógicas e escola empreendedora mágica. Uma vez por semana têm atendimento de música, dança, teatro, xadrez e artes.

Já os estudantes com deficiência visual são atendidos nas disciplinas braille, soroban, orientação e mobilidade e tecnologias assistivas (ministrada por um professor com deficiência visual). Os alunos com deficiência auditiva aprendem libras (ministrada por um professor surdo), português como segunda língua, psicomotricidade e matemática.
O atendimento funciona de acordo com a necessidade específica de cada um, de modo a sanar os pré-requisitos que faltam para alcançarem o pleno processo de alfabetização. Há 35 professores graduados em suas respectivas áreas de atuação e especializados em educação especial.

Inclusão, na prática
Anderson Figueiredo
No grupo de alunos com deficiências visuais, também são atendidos adultosNo grupo de alunos com deficiências visuais, também são atendidos adultos

O estudante Niel Gonçalves tem retinose pigmentar, deficiência de origem genética, que causa a perda progressiva da visão. Assim como seus colegas de turma e seu professor de tecnologias assistivas, e contou que a escola tem o ajudado com diversos ensinamentos. “Depois dos 30 anos, a doença foi piorando muito. Eu tive que usar bengala, e graças à professora de mobilidade, eu consegui. Antes, eu não sabia nem ligar o computador e, agora, com a ajuda do professor de informática, já consigo algumas coisas. Existem vários professores na escola para nos ajudar no que é possível. Isso tudo com muita eficiência, já que precisamos de professores com especialidades”, enfatizou.

Importância do trabalho
O professor de tecnologias assistivas, Ivanir Dias, ressaltou que a escola promove um trabalho que é muito importante e, além de tudo, único no Vale do Aço. “Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que existem mais de 500 pessoas com cegueira ou baixa visão em nossa cidade. Porém, a grande maioria da população não sabe da existência desse atendimento especial, que é ofertado pela Prefeitura de Ipatinga”, salientou.

Ele também tem deficiência visual e contou que já foi aluno desse tipo de trabalho. “Depois de um tempo, fui beneficiado pelo atendimento e decidi ser professor, contribuindo com essa causa tão nobre. Assim, fui para a faculdade e utilizei as ferramentas que aprendi. Desde então, a minha vida mudou e faz alguns anos que atuo como professor de meus pares, crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual”, concluiu.


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Comentários

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Cleidiane Fernandes

15 de abril, 2024 | 08:58

“Só tenho a agradecer a todos que fazem parte dessa equipe escolar meu filho foi recebido de braços abertos e foi do início ao fim bem acolhido.”

Sônia da Silveira Ferreira

15 de abril, 2024 | 08:22

“CENAM meu orgulho de ter feito parte deste grupo que me ensinou tanto... orgulho de ter sido a primeira Assistênte Social da Educação”

Carla Gomes

15 de abril, 2024 | 05:22

“Num país onde participantes do BBB e jogadores de futebol são tratado como "heróis", uma noticia dessas alegra o meu dia e mostra quem realmente faz algo útil pelo outro. Cada um desses professores sim, merecem o título de influenciador.”

Geraldo Magela de Morais

14 de abril, 2024 | 23:59

“Em meio a tanta notícia ruim, eis que surge uma excelente.
parabéns aos envolvidos e professores, muito importante o trabalho desenvolvido, que deus abençõe vocês.”

William

14 de abril, 2024 | 14:49

“Muito boa matéria. Importante saber que em Ipatinga temos este atendimento de qualidade, voltado a quem realmente precisa. Parabéns.”

Eu Mesmo

14 de abril, 2024 | 11:36

“Parabéns aos profissionais e alunos da escola...inclusão de verdade é isso!”

Gildázio Garcia Vitor

14 de abril, 2024 | 10:23

“Esta Escola, os Professores e demais Profissionais da Educação que atuam nela são maravilhosos, diriam minhas irmãs Beatas: "são umas bênçãos!"
Parabéns a todos belo pelo trabalho que têm realizado!
Um grande abraço para o Professor Ivanir, que estagiou em uma Escola onde trabalho e nos tornamos parceiros na luta por uma Educação pública inclusiva e de qualidade.”

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