Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de abril, de 2024 | 07:00

Casa da Esperança arrecada itens para atender necessidades básicas de acolhidos

Divulgação
Atualmente, a entidade acolhe 100 pessoasAtualmente, a entidade acolhe 100 pessoas

A Casa da Esperança (Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz - NAEMC), também conhecida como “casa da tia Lúcia”, arrecada itens para atender as necessidades básicas dos acolhidos. Atualmente, a maior demanda da entidade consiste no sabonete líquido, xampu, fralda geriátrica e papel higiênico. As doações podem ser entregues na portaria da própria entidade, na rua Chico Xavier, número 186, no bairro Vila Formosa, em Ipatinga.

No total, a entidade atende a 100 pessoas entre 18 e 80 anos, oferecendo três tipos de serviços: atendimento exclusivo para idosos, denominado Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI), com 18 acolhidos; residência inclusiva para pessoas com deficiência física e transtorno mental, tendo 12 acolhidos; e o abrigo institucional, que possui 70 acolhidos, sendo a maioria acamados.

O administrador da entidade, Ralphy Moreira, explicou à reportagem do Diário do Aço que todo tipo de doação é bem-vinda para que a Casa da Esperança possa sobreviver. “Assim como ocorre em nossa casa, tem coisas que acabam. Dessa forma, na medida em que vai acabando, precisamos novamente. É uma casa muito grande, que atende uma extensa quantidade de pessoas e que sabemos que um trabalho desse tamanho só sobrevive com amigos e parceiros, como sempre foi”, relatou.

O administrador ressaltou que a casa visa cumprir seu papel social, acolhendo pessoas que são moradoras e dependentes da instituição.

“Elas dependem da entidade para as atividades de vida diária e todas vieram para cá em situação de abandono. Hoje, essas pessoas têm na casa o lar delas, a família. Eu também entendo que a casa promove uma grande quantidade de empregos, contendo e assistindo mais de 100 funcionários. Uma vez que boa parte de seus funcionários também são pessoas economicamente carentes e que tiram daqui o seu sustento”, concluiu.

Espaço
Situada no bairro Vila Formosa, a entidade conta com um espaço amplo. Com 19 quartos, academia ao ar livre, área comum, posto de enfermagem, farmácia, espaço para fisioterapia, consultório médico, área livre, área de bem-estar, terapia ocupacional, cozinha industrial, lavanderia, escritórios, sala psicossocial, sala de convivência e consultório odontológico.

Dentro do espaço, há um grupo de funcionários e voluntários que se preocupam com o bem-estar de todos e visam manter o bom funcionamento da casa. Entre eles, estão: médico, dentista, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, cuidador e auxiliar de serviços gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário