Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de abril, de 2024 | 16:21

Coronel Fabriciano recebe torneio de futebol de mesa

Divulgação
O torneio em Coronel Fabriciano seguirá a regra de 12 toques O torneio em Coronel Fabriciano seguirá a regra de 12 toques

A cidade de Coronel Fabriciano se prepara para sediar o 2ª Cup, um torneio de futebol de mesa, também conhecido como futebol de botão, uma brincadeira popular entre as crianças nas décadas de 1970 e 1980. Os jogos serão realizados no CAIS Social Santa Cruz neste domingo (14) pela manhã.

Antigamente, as partidas eram marcadas por diferentes regras, muitas vezes resultando em discussões e até brigas. No entanto, desde 1982, quando Gerardo Decourt organizou e oficializou o esporte, unificando as regras, o futebol de mesa ganhou uma estrutura mais organizada. Surgiu então a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa e diversas federações estaduais.

Três regras foram oficializadas: a regra Baiana, hoje conhecida como regra de 1 toque; a regra Paulista, também chamada de 12 toques; e a regra carioca, conhecida como 3 toques. A mais difundida delas é a regra Paulista, que é utilizada no Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, disputado em várias cidades do país desde os anos 1980, sendo organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.

O torneio em Coronel Fabriciano seguirá a regra de 12 toques, e embora seja considerado amistoso, contará com a presença de botonistas federados de cinco municípios diferentes: Governador Valadares, Santa Bárbara, Belo Horizonte, Caeté e Coronel Fabriciano. Além disso, o torneio está aberto para a participação de atletas não federados, proporcionando uma oportunidade para novos praticantes conhecerem melhor as regras do esporte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário