Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de abril, de 2024 | 00:01

Classe artística encerra fóruns para debater fomento à cultura

Rodrigo Zeferino
Espaço Hibridus Ponto de Cultura hospeda o Fórum Setorial de Dança nesta segunda-feira (15)Espaço Hibridus Ponto de Cultura hospeda o Fórum Setorial de Dança nesta segunda-feira (15)
Na próxima segunda-feira (15), às 18h, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura, em Ipatinga, sediará o Fórum Setorial de Dança, um evento importante para a comunidade da dança na região e o último da série de encontros da classe artística da cidade em diversos segmentos. De acordo com a organização, trata-se de “oportunidade para a categoria da dança selecionar dois representantes para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC da cidade. Além de compor o conselho e participar das discussões de políticas públicas para dança, a escolha destes dois representantes é condição para que o município possa implementar a PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura”.

A PNAB é instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, e tem como objetivo fomentar a cultura em todos os estados, municípios e no Distrito Federal. Com recursos previstos até 2027, a proposta é estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, mediante repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada. Diferente das ações da Lei Aldir Blanc 1 e da Lei Paulo Gustavo (LPG), que tinham caráter emergencial, os projetos e programas que integrem a Política Nacional Aldir Blanc receberão investimentos regulares. O fomento que será repassado a ações culturais por meio de editais para os agentes da área cultural e a execução dos recursos de maneira direta.

De acordo com informações dos organizadores do evento, Ipatinga já recebeu o repasse no valor de R$ 1.578.628,53 para aplicação na LAB/PNAB. A Prefeitura de Ipatinga terá de investir, no mínimo, 25% dos recursos para a implementação da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), ou seja, R$ 394.657,13. “Daí a importância de se escolher dois representantes da área da dança para compor o Conselho e, assim, tonar possível a implementação da PNAB”, sustentam.

Não é só os artistas e trabalhadores da dança que realizarão o fórum setorial. As demais áreas artísticas já concluíram ou estão fazendo os seus respectivos encontros decisórios e escolhendo os representantes para compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). A participação popular também é muito importante nestes fóruns.

Programação
8/4 - Audiovisual (Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares);
9/4 - Grupos mantenedores de festas tradicionais, entidades, instituições, associações, cooperativas e clubes (sede Museu Vivo);
10/4 - Música e produtores culturais, empreendedores e entidades de caráter multicultural, difusão, produção e fomento (Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares);
11/4 - Teatro e circo (Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares);
12/4 - Literatura (Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares).
15/4 - Dança (Espaço Hibridus Ponto de Cultura - avenida Vinte e Oito de Abril, 621, sala 402, JG Shopping Center, ao lado da igreja católica, no Centro), a partir das 18h. Mais informações: (31) 98470-0975.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário