11 de abril, de 2024 | 08:30

Comandante detalha como será a atuação da Guarda Municipal de Ipatinga

Divulgação
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ipatinga, em breve, estará nas ruas da cidade. Amanhã será realizada a solenidade de formatura da 1ª turma do curso da instituição. A partir deste momento, os agentes têm o estágio operacional até o fim do mês. Desta forma, a população vai começar a ver a Guarda presente em alguns pontos do município, seja por patrulhamento a pé ou motorizado.

“É um momento em que todo o aprendizado que foi passado ao longo do curso de formação vai ser colocado em prática, lógico, através da supervisão. O comandante, o subcomandante, o corregedor e o ouvidor e mais alguns inspetores também que estão contribuindo com essa missão do estágio operacional”, afirmou Levy Sampaio, comandante da GCM, em entrevista exclusiva ao Diário do Aço.

Ainda de acordo com o chefe de patrulhamento da GCM, a instituição vai trabalhar com a filosofia do policiamento comunitário. “É o policiamento voltado para o problema, ouvindo e conversando com a comunidade, discutindo aquilo que pode ser resolvido, até por outras secretarias de defesa social que possam solucionar algum problema que esteja desaguando na segurança pública”, explicou Levy.

Atuação da GCM
A Guarda Municipal de Ipatinga vem para somar forças com os demais órgãos de segurança. Conforme o comandante, diversas reuniões já foram realizadas com as demais instituições, e o diálogo permanecerá para que não tenha um planejamento frustrado com a presença de duas forças no mesmo local, e assim, possam cobrir um maior espaço territorial.

A GCM foi instituída por meio do Protocolo da Lei 3.022, de 2014, que é a guarda armada e equipada. Levy garantiu que a administração municipal tem cumprido com esses princípios.

E apesar de não ter uma escala de horário já definida, o comandante garantiu que os guardas já serão empenhados em patrulhamento escolar, nas unidades de saúde, com a chamada patrulha SUS, que é uma patrulha que visita as unidades de saúde, bem como acompanhando entrada, saída e recreio de alunos em escolas, e também será realizado o patrulhamento nas grandes áreas, como por exemplo, Parque Ipanema, que terá agentes da Guarda Civil durante 24 horas. Os grandes centros comerciais e praças também estão previstos para serem patrulhados.

“A Guarda, toda vez que deparar com algum delito, com algum ato infracional, vai adotar todas as medidas que a legislação prevê que é conduzir [o infrator] à autoridade policial”, ratificou o comandante.
“A nossa intenção é que a Guarda esteja presente no município todos esses horários, porque o crime e a violência não têm hora para acontecer, e nada melhor do que a prevenção para que a gente possa evitar qualquer tipo de delito”, reforçou.
Anderson Figueredo/Diário do Aço
Levy deu detalhes sobre a atuação da GCM de Ipatinga em entrevista ao Diário do AçoLevy deu detalhes sobre a atuação da GCM de Ipatinga em entrevista ao Diário do Aço

Busca pessoal
Perguntado pela reportagem do Diário do Aço sobre a possibilidade de os guardas municipais realizarem busca pessoal em indivíduos, Levy citou os entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“O STJ teve alguns entendimentos em ocorrências da Guarda Civil anulando algumas prisões, em entendimento de que a guarda não poderia fazer abordagem, mas no STF todas essas decisões foram derrubadas. O STF reconhece as guardas municipais e já é mérito julgado, como instituição de segurança pública. É lógico que nós vamos estar fazendo busca e revista, cumprindo nosso papel constitucional, com as pessoas que estejam utilizando bem serviços e instalações”, justificou.

Curso de formação
Os alunos passaram por cinco meses e meio de curso de formação, no qual foram submetidos a várias disciplinas, técnicas de procedimento operacional, teoria e prática de armamento e tiro, direitos humanos, patrulhamento comunitário, defesa pessoal, atividade física e várias outras matérias referentes ao Direito. Foram 812 horas aulas, conforme grade estabelecida pelo Ministério da Justiça, por meio de uma grade nacional, que as guardas são obrigadas a cumprirem.

Sede da GCM em Ipatinga
A sede da corporação será em um imóvel na avenida 26 de Outubro, no bairro Bela Vista. A propriedade foi cedida em regime de comodato à administração de Ipatinga pela Usiminas. O contrato tem a validade de cinco anos, e abrange o período de 11 de dezembro de 2023 a 10 de dezembro de 2028.

A área cedida tem 8.710 metros quadrados e dispõe de três piscinas, duas quadras, instalações administrativas e uma ampla área livre para práticas esportivas e de treinamento. No espaço já funcionaram, entre as décadas de 1980 e 1990, o Grêmio Bela Vista (Grembel) e o Grêmio Recreativo de Empregados da FSFX (GREF).

Levy informou que a sede está passando por “um momento de adaptação das instalações". No local também será estabelecida a central de comando e controle, onde todas as ocorrências serão acionadas por meio do número 153.
A sede também será responsável por armazenar materiais bélicos, que serão vigiados pelos próprios agentes.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Geraldo Fernandes de Oliveira

13 de abril, 2024 | 07:36

“Sejam bem vindos. Tudo que for pra melhorar a segurança é salutar. Quem sabe esses motoristas não educados respeitem mais as leis de trânsito. Muitos estão reclamando aqui da implementação da GCM, inclusive. Pedimos de novo: olhem a entrada do estacionamento do Coelho Diniz do Bom Retiro, por favor. Os folgados continuam estacionando na rua em frente e parando todo o trânsito.”

Bom

13 de abril, 2024 | 06:08

“Guarda municipal só serve pra multar , se sentem policiais, não combatem tráfico, não sobem em comunidades,somente pequenos delitos, geralmente nos locais onde existem a guarda o crime parece até que aumentou.
O QUE FALTA É VERGONHA NA CARA , JUÍZES AGIREM DE FORMA IMPARCIAL. FALTA É SERIEDADE, RESPEITO E ACABAR COM BENEFÍCIOS DE QUEM É DO "SISTEMA", QUE ATÉ ASSASSINAM E NEM JULGADOS SÃO E OS QUE TEM GRANA QUE FAZEM O QUE QUEREM E A GRANA COBRE.”

Altino da Barruada -

12 de abril, 2024 | 07:13

“5 meses de treinamento, não é pouco não? ???Misericórdia....”

Cleber Sousa

12 de abril, 2024 | 07:10

“Boa sorte ao município. Em BH a guarda gosta mais de multar veículos e curte também uma boa greve... sempre reinvidicando... Mas não pedem conta... não sabe....mas curtem participar da greve sustentada por sindicato.... 5 meses de treinamento...cor arma na mão... Cuidado população... Fica longe... estão bem preparados....5 meses de treinamento... Misericórdia”

Quem Reclama

12 de abril, 2024 | 05:05

“Realmente a segurança publica precisa de atenção, mas muitas pessoas não entendem que o trânsito mata mais que o câncer. Esses que reclamam de das multas, se não tem a capacidade de respeitar uma simples placa de trânsito não têm também o desejo de respeitar outra lei qualquer. São todos ignorantes, pois Ipatinga tem vários condutores avançando sinal, celular na mão e várias barbaridades. Tem que multar sim, pois tem lei pra isso. Já quando tiver leis que não solta vagabundo da cadeia, ai sim vale a pena correr atrás deles. Chupa Lula”

Tô de Olho

11 de abril, 2024 | 23:24

“Parque Ipanema é fácil...
Quero ver eles 24h é na praça do Bom Jardim,
Que venham p somar, sem.abusos e utilizando câmeras...”

Igor

11 de abril, 2024 | 21:37

“Tem que trabalhar,se for igual os agentes de trânsito em Ipatinga,vai ficar na mesma, espero em bairros de periferia.”

Alair

11 de abril, 2024 | 19:34

“Se for pra ficar multando carro mal estacionado não precisa, irregularidades de trânsito precisam mesmo serem penalizadas, mas cuidar da segurança dos munícipes vêm em primeiro lugar.”

Pedro

11 de abril, 2024 | 18:44

“Já estou vendo eles fardados, pensando que são policiais,”

Edvan Castro Sousa

11 de abril, 2024 | 16:56

“? isso ai , será de grande importãncia a GCM em Ipatinga . Aqui no ABC paulista a GCM ,juntamente com a policia militar , joga duro com a bandidagem . Melhoria na segurança para meus conterranios ipatingenses.”

Atenta

11 de abril, 2024 | 14:57

“Que sejam mais rigorosos com "MALANDROS" que se passam por moradores de rua e aproveitam para nos roubar. Sou vítima”

Gcm

11 de abril, 2024 | 11:47

“Com voto do ministro Cristiano Zanin, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (25), que as atividades de proteção de bens, serviços e instalações dos municípios, atribuídas às Guardas Municipais pelo parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição, são típicas da segurança pública, ou seja, que tem atribuições e podem atuar com polícia municipal.
Dessa forma, podem ser declaradas inconstitucionais todas as interpretações judiciais que não consideram as Guardas Municipais como integrantes do Sistema de Segurança Pública no qual alguns juízes vinham entendendo que eles não podiam fazer abordagens e revistar lugares suspeitos de tráfico de drogas. O próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ) vinha anulando atuações que consideram ilegais de guardas, como patrulhas ostensivas e até invasões de residências. Mais tomará não tem abuso de autoridade contra pobres e negros que mora nas favelas daí de Ipatinga”

Jaime

11 de abril, 2024 | 11:21

“No iguacu os motoqueiro parece ser dono Da rua a noite principalmente fins de semana esta insuportavel.”

Roberto

11 de abril, 2024 | 11:00

“Comecem pela Av.Brasil em fins de semana, pelo amor de Deus!!”

Soares

11 de abril, 2024 | 10:30

“Espero q de fato seja pra somar e não ficar encima de canteiro ou dentro de viaturas só usando celular. E Que o parque Ipanema seja melhor monitorado coimbido principalmente aquelas bicicletas q atropelam q crianças e ninguém faz nada .”

Pedrim Perito

11 de abril, 2024 | 10:13

“Vai ser uma farra boa nesse " quartel- clube" né.”

Ana Julia

11 de abril, 2024 | 09:58

“Se vier pra somar forças, parabéns!! Mas se for pra tumultuar e praticar abusos e arbitrariedades e confrontar poderes com as outras polícias vai ser pior pra cidade.essas guarda civil deveriam ter a função específicas de cuidar e proteger os patrimônios públicos ,essas praças públicas cheia de traficantes e bandidos, portas de escolas cheia de bandidos,mas vejo que deram poderes a eles de revistar veículos e efeultuar buscas pessoais em cidadãos e aí que vão arrumar confusão,aguarde e verá.tomara que esses GCMs não venham prejudicar a cidade em vez de somar forças.”

Alexsandro Moura de Assis

11 de abril, 2024 | 09:55

“A melhor coisa que está acontecendo nós últimos tempos em Ipatinga...”

Antonio

11 de abril, 2024 | 09:43

“Espero que seja no mínimo para disciplinar os malucos das bicicletas, Isso para não dizer outra coisa.”

Rodrigo

11 de abril, 2024 | 09:05

“Sabia que a guarda municipal seria usada para proteger o parque Ipanema.
E em 24 horas hein...”

Envie seu Comentário